Arte

Estatueta encontrada na Grécia teria sido presente a Zeus há mais de 2 mil anos

por: Redação Hypeness

Uma estatueta com mais de 2,7 mil anos representando um touro foi, literalmente, capturada pelo chifre no sítio arqueológico de Olímpia, na Grécia. Com apenas 8 cm de comprimento e 6 cm de altura, o pequeno animal esculpido em bronze teria sido ‘oferecido‘ para agradar a um deus na forma de outra estátua que havia no local – de Zeus, considerado a divindade superiora na mitologia grega, cujo a imensa representação foi destruída no passado.

O artefato foi descoberto pela arqueóloga Zacharoula Leventouris depois que uma série de chuvas intensas revelou a ponta do longo chifre do touro para fora do solo.

estatueta de um touro em bronze com 2,7 mil anos encontrada na Grécia

A pequena estátua foi oferecida à estátua de Zeus no local

-Medusa foi vítima de violência sexual e a história a transformou em monstro

A conclusão dos especialistas é de que a estatueta era parte dos milhares de presentes oferecidos à estátua de Zeus no santuário de Olímpia entre os anos de 1.050 a.C. e 700 a.C., em local que, como o nome da região sugere, também sediava os Jogos Olímpicos da antiguidade.

“Estátuas de touro eram oferecidas pelos fiéis em sinal de súplica ou agradecimento por alguma consolação”, afirmou o Ministério da Cultura do país em comunicado.

estatueta de um touro em bronze com 2,7 mil anos encontrada na Grécia

A descoberta aconteceu por conta de fortes chuvas no local

-Conheça a (nova) maior estátua do mundo que está prestes a ser concluída

Pela imensa importância que touros e cavalos possuíam por suas funções no transporte, carregamento e sobrevivência das economias e populações locais, era comum que estátuas dos animais fossem oferecidas como homenagem aos deuses e deusas de então.

“Por isso eles adquiriram papel especial na adoração aos deuses de antigamente, assim sendo, como objetos adorados e dedicados com fé em nome da consolação, da súplica ou como um símbolo de prazer”, diz a nota.

estatueta de um touro em bronze com 2,7 mil anos encontrada na Grécia

Os sedimentos retirados do artefato ajudaram a explicar a origem e função do objeto

-5 pinturas alegóricas famosas e seus significados ocultos desvendados

Outra ‘pista‘ desvendada pelos especialistas que recuperaram e analisaram o touro de bronze que levou à conclusão sobre sua função e idade foram as marcas de queimaduras encontrada no local onde o artefato foi descoberto.

Tais traços, presentes nos sedimentos removidos da estatueta durante sua limpeza, sugerem que o objeto foi utilizado em um ritual de queima de oferendas, prática recorrente à época no local.

Recuperação de estatueta de um touro em bronze com 2,7 mil anos encontrada na Grécia

Especialistas recuperaram a estatueta, que em breve será enviada ao Museu de Olímpia

-O incrível lago azul que fica dentro de uma caverna na Grécia

Segundo a mitologia, Zeus era o deus dos céus e dos raios, que exercia autoridade sobre outros deuses mantendo a ordem e a justiça. Sua estátua em Olímpia era um verdadeiro colosso, com cerca de 13 metros de altura, feito pelo escultor Fídias em 435 a.C. com placas de marfim e painéis de ouro representando o deus sentado.

Representação da estátua de Zeus em Olímpia feita pelo artista Quatremère de Quincy

Representação da estátua de Zeus em Olímpia feita pelo artista Quatremère de Quincy © Wikimedia Commons

Considerada uma das sete maravilhas do mundo antigo, a estátua teria sido destruída por volta do século V com a popularização do cristianismo na região e em Roma, mas as informações concretas sobre sua destruição não são conhecidas.

Recuperação de estatueta de um touro em bronze com 2,7 mil anos encontrada na Grécia

A estatueta tem 8 cm por 6 cm

-Luz ultravioleta revela cores originais de estátuas gregas: bem diferente do que imaginávamos

“Assim como dezenas de estatuetas similares retratando animais ou seres humanos, o touro de bronze parece ter sido oferecido por um crente em época de sacrifício”, diz o comunicado.

O pequeno Touro de Bronze de 2,7 mil anos foi levado para um laboratório para ser tratado pela sua conservação, e agora será estudado a fim de que seja determinada seu tipo e sua cronologia exata – em seguida seu destino provavelmente será o Museu de Olímpia, onde artefatos semelhantes são conservados e exibidos.

Recuperação de estatueta de um touro em bronze com 2,7 mil anos encontrada na Grécia

Representações de touros eram oferendas comuns aos deuses da época

Publicidade

© fotos: Ministério da Cultura da Grécia/créditos


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.


X
Próxima notícia Hypeness:
Ismael Ivo: Deus negro do Ébano que o Brasil não conhecia e o mundo reverenciou