Gastronomia

Gengibre protege o estômago e é ótima dica de chá para o verão

Vitor Paiva - 03/03/2021 | Atualizada em - 06/04/2021

Para além de seu sabor forte, picante e distinto, o gengibre é muito mais do que uma espécie de tempero ou especiaria em sucos e alimentos: essa raiz é uma espécie de super alimento, que traz diversos benefícios para nossa saúde.

Antioxidante e anti-inflamatório, o gengibre protege nossas vias aéreas, nosso cérebro, nosso sistema cardiovascular, e ainda é capaz de prevenir doenças como câncer e úlcera, e auxiliar em quadros de náusea e vômito. Como se não bastasse, ele ainda reduz a pressão arterial, melhora a circulação sanguínea, previne a formação de placas de gordura e ainda regular o colesterol, melhorando o sistema lipídico de forma geral.

A raiz do gengibre

A raiz do gengibre

A incrível história do ginkgo biloba, o fóssil vivo que sobreviveu à bomba atômica

Em suma, quando se diz que o gengibre é tudo de bom, seu sabor é só um dos elementos que formam essa conclusão. Para asma, alergias, problemas respiratórios, diabetes, e até mesmo a prevenção da demência e do Alzheimer a raiz é recomendada.

Rica em vitamina B6, em potássio, magnésio e cobre, ele apresenta uma substância chamada gingerol, responsável pelo sabor picante e por diversas das citadas proteções. Mais do que somente em tempero, ele pode ser consumido cru em pequenas quantidades, mas também em chá – bebida relaxante, hidratante, que ajuda a eliminar toxinas e até mesmo em processos de emagrecimento, e principalmente uma bebida deliciosa.

A raiz do gengibre

Folhas de louro melhoram o astral, relaxam, ajudam a digestão e combatem à acne

O preparo é tão simples quanto possível: separe um pedaço com cerca de 5 centímetros da raiz, lave a casca do gengibre, seque e corte-o em rodelas finas. Numa chaleira, leiteira ou outro recipiente equivalente para o preparo, coloque 1 xícara e ½ de água e as fatias, e leve ao fogo médio.

Chá da raiz do gengibre

O que a preferência por café ou chá revela sobre a personalidade segundo este estudo

Assim que a água começar a ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar a mistura por mais 5 minutos. Em seguida desligue o fogo, deixe o chá esfriar, adoce com mel ou açúcar.

Se preferir tomar o chá gelado, aumente a proporção a gosto e, depois de pronto, espere por cerca de 10 minutos, coe a bebida e leve a geladeira. Quem quiser temperar com uma rodela de limão ou um pau de canela, fique à vontade – e saúde!

chá dA raiz do gengibre

Publicidade

© fotos: Getty Images


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, Vitor Paiva é mestre e doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Publica artigos, ensaios e reportagens, é autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Naia aposta na originalidade e frescor dos frutos do mar direto do litoral para a mesa