Sustentabilidade

Gilberto Gil estreia no TikTok e garante 40 mil novas árvores para a Mata Atlântica

Redação Hypeness - 10/03/2021

Gilberto Gil estreou no TikTok com um chamado e uma ação de proteção ao meio ambiente. Em parceria com o Instituto Terra, o cantor lançou “Refloresta” — música gravada em parceria com o filho Bem Gil e a banda Gilsons, do filho José Gil e dos netos Francisco e João Gil — e convocou seus seguidores a fazerem versões da canção na rede social. Para cada vídeo publicado, uma árvore será plantada. 

As 2222 vanguardas de Gilberto Gil: 78 anos de quem sempre esteve à frente de seu tempo

Gilberto Gil e Gilsons: da esquerda para a direita, João Gil, Francisco Gil, Gilberto Gil, Bem Gil e José Gil.

Manter em pé o que resta não basta / Que alguém virá derrubar o que resta / O jeito é convencer quem devasta / A respeitar a floresta”, dizem os versos iniciais da música. 

A iniciativa faz parte de uma campanha global que tem o mesmo nome da faixa. Até o começo desta semana, Gil já havia conseguido mais de 40 mil árvores para recuperar as florestas brasileiras. “Refloresta” é a mais recente adição de Gilberto Gil à trilogia “Refazenda” (1975), “Refavela” (1977) e “Realce” (1979).

As árvores serão plantadas na região do Vale do Rio Doce, na divisa dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo. A área foi castigada com o rompimento das barragens da Vale em Brumadinho, em janeiro de 2019. No vídeo da música, lançado no YouTube, Gil aparece tocando violão enquanto árvores crescem a sua volta e na sua própria cabeça.

Ela perdeu o marido em um acidente aéreo e usou a indenização pra criar um parque de reflorestamento

@gilbertogil##ReflorestaComGil Manter em pé o que resta não basta. Por isto, uma 🌳 será plantada a cada vídeo postado com a música Refloresta. Já gravou o seu?♬ Refloresta – Gilberto Gil

É uma grande honra receber em nossa plataforma um artista tão potente e transformador como Gil e fechar essa parceria com o Instituto Terra, como forma de contribuir com o reflorestamento em nosso país, criando um senso de consciência coletiva para boas causas por meio da música no TikTok”, disse Handemba Mutana, diretor do TikTok for Good, área de responsabilidade social do aplicativo no Brasil.

Conheça o homem que já plantou meio milhão de árvores no Espírito Santo

A campanha foi idealizada pela agência Ampfy em parceria com o Instituto Terra, criado em 1998 pela ambientalista e escritora Lélia Wanick Salgado e seu marido, o fotógrafo Sebastião Salgado.

Gilberto Gil no clipe de ‘Refloresta’.

Publicidade

Fotos: Gilberto Gil/YouTube


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.