Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
A Polícia Federal prendeu um jovem de 24 anos suspeito de ser o hacker por trás do vazamento de dados de 223 milhões de brasileiros. ‘Vandathegod’, alter ego de Marcos Roberto Correia da Silva, de Uberlândia, Minas Gerais, é apontado pelas autoridades como responsável por diversos ataques a segurança digital, incluindo a maior exposição de informações pessoais da história do Brasil.
Vandathegod é principal suspeito por trás do vazamento de milhões de dados da população brasileira
A PF também apura a participação de outro hacker, conhecido como ‘Justbr’, que também participou da divulgação e venda dos dados. A ordem para a execução da ‘Operação Deepwater’ foi concedida pelo juíz Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal.
As informações disponibilizadas por Vandathegod incluem CPF, RG, endereço, escore de crédito e até fotos de mais de 200 milhões de brasileiros.
– Lei de Dados passa a proteger seus dados em farmácias, portarias e compras online
O conteúdo de alto risco pode ser a origem de diversos golpes e tentativas de fraudes. “Uma vez que o cibercriminoso tenha o CPF e outros dados reais da pessoa. Seria fácil se passar por um serviço legítimo e utilizar engenharia social para obter dados mais críticos da vítima, que poderiam ser utilizados para pedir empréstimos, senha de banco e contratações de serviços”, afirma Emilio Simoni, diretor do dfndr lab, que descobriu o vazamento, ao Olhar Digital.
Segundo uma postagem nas redes sociais de Marcos, a fonte dos vazamentos é uma empresa do governo federal que concentra informações da população. A fala contrapõe a tese de que a base seria do Serasa: “não foi o Serasa que foi hackeado, não, foi outra empresa privada que está ligada ao governo. Eu tenho e não vou passar, tem que negociar btc [bitcoins], propostas”.
– Banco Central tem ferramenta para saber se CPF foi usado para fazer empréstimo ou abrir conta
Marcos já havia sido investigado em três operações da Polícia Federal. Ele é suspeito de ter quebrado a segurança de mais de 5 mil sites nos últimos anos e é apontado como a principal figura por trás de invasões ao Senado Federal e ao Tribunal Superior Eleitoral. Ele já havia sido preso no ano passado por um hackeamento e utilizava tornozeleira eletrônica.
Publicidade
Você já ouviu falar do Índice Big Mac? Ele é usado desde 1986 pela revista The Economist para medir o poder de...
Nos Estados Unidos, Jair Bolsonaro foi questionado pela imprensa sobre a promoção de cortes na educação pela sua...
O desfile da Lab, marca de street wear do rapper Emicida e de seu irmão, o estilista Evandro Fióti, foi bastante...
A atriz Nicette Bruno, de 87 anos, está intubada após complicações provocadas pelo novo coronavírus. A notícia...
Depois de se entregar à polícia em uma fazenda nos arredores de Abadiânia no domingo (16), João de Deus foi ouvido...
A última gafe da vasta coleção do “chanceler” interino José Serra pareceu ignorar por completo as lutas...
Em aparição na TV o empresário sul-africano Elon Musk revelou que possui a Síndrome de Asperger, uma das...
Os torcedores mexicanos estão roubando a cena na Copa do Mundo. Ao lado dos peruanos e argentinos eles espalham pelas...
Se desde sempre o ser humano procurou as maneiras mais esdrúxulas e inesperadas de alterar a própria consciência,...