Arte

Incêndio atinge galpão com obras de grandes artistas brasileiros

Redação Hypeness - 26/03/2021


Um galpão do Grupo Alke foi incendiado em Taboão da Serra, Região Metropolitana de São Paulo. A empresa fazia o transporte logístico de obras de arte do mundo todo. Segundo informações preliminares, milhares de peças foram destruídas no fogo. A Folha de São Paulo afirma que constavam obras de Abraham Palatnik, Antônio Dias, Laura Vinci e Vik Muniz no acervo perdido. Não houve feridos.

– Plataforma brasileira de arte digital abre seleção para artistas; saiba mais 

Incêndio em Taboão da Serra acabou destruindo diversas obras de artes de artistas latino americanos

O jornal paulistano diz ainda que as obras contidas no galpão eram da Nara Roesler, uma das principais galerias de arte na promoação de artistas brasileiros e latino-americanos. A Alke confirou que obras foram perdidas, mas não detalhou valores ou nomes específicos.

– Bordado sobre folhas: a beleza delicada do trabalho da artista Hillary Waters Fayle 

“Um incêndio de grandes proporções atingiu o galpão da Alke Logística no fim da tarde de ontem. Ainda é cedo para calcular o tamanho da perda irreparável causada pelo incêndio. Hoje estamos de luto pela memória da arte e por nossos colegas, artistas, galeristas, colecionadores e pelos amigos da Alke. Nosso carinho mais sincero a todos”, dizia a mensagem encaminhada aos artistas.

– Artista Vik Muniz usa cinzas do Museu Nacional para recriar obras perdidas no incêndio 

A Alke é especialista em transporte de arte e se tornou uma das referências globais para esse tipo de comércio. Muitas galerias de paulistanas confirmaram manterem operações logísticas com a empresa, mas somente a galeria Nara Roesler tinha peças nesse galpão específico. Diversos artistas e trabalhadores postaram mensagens em solidariedade às perdas:


O Corpo de Bombeiros afirmou que o incêndio já foi controlado e que foram necessárias dez viaturas para realizar o escaldamento. O depósito ficava localizado na rua Áurea Tavares, 440, no Parque Industrial do Taboão da Serra.

Publicidade

Fotos: Reprodução/Instagram


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.


X
Próxima notícia Hypeness:
Helen McCrory, atriz de ‘Harry Potter’, morre aos 52 anos