Sustentabilidade

Indiano transforma terra árida em pomar com mais de 10 mil árvores

Redação Hypeness - 01/03/2021

Há 15 anos, o indiano Satyendra Gautam Manjhi começou uma empreitada que parecia sem sentido: plantar árvores em uma região desértica. Da aldeia de Imaliyachak, no estado de Bihar, ele foi aconselhado por Dashrath Manjhi, conhecido como “o homem que moveu uma montanha”, a iniciar o cultivo, e assim o fez. Mais de uma década depois, o terreno baldio transformou-se em um pomar com cerca de dez mil árvores. 

Favela do RJ é dona da maior horta comunitária da América Latina, mostra Voz das Comunidades

As goiabeiras plantadas por Satyendra ocupam um terreno que antes era desértico.

Dashrath Manjhi me disse para plantar um pomar nesta área. Naquela época, este lugar era árido e deserto e havia apenas areia por toda parte. Foi muito problemático no começo. A água teve que ser trazida para cá em um vaso para as plantas”, conta ele, em entrevista à agência de notícias “ANI”. 

Estudo descobre 1,8 bilhão de árvores no deserto do Saara e no Sahel

A história de Dashrath Manjhi (1929-2007) também é impressionante. Usando apenas um martelo e um cinzel, ele abriu sozinho um caminho de 110 metros que ligava os vilarejos de Atri e Wazirganj. O esforço durou 22 anos e ajudou a diminuir a distância do percurso entre os dois lugares de 55km para 15km.

Satyendra Gautam Manjhi concede entrevista em seu pomar.

Após um encontro com Dashrath, Satyendra passou a se dedicar ao cultivo, não sem muito trabalho. De tempos em tempos, os animais da região destruíam as mudas que ele plantava. Isso levou o homem a buscar arbustos espinhosos, que pudessem afastar os bichos. 

Como drones vão plantar mais de 100 mil árvores por dia e 1 bi até 2028

Atualmente, o pomar é formado em sua maioria por goiabeiras, cujas frutas são comercializadas na região. Satyendra foi reconhecido pelo governo local como um nome importante na proteção ambiental. O fazendeiro até recebeu uma oferta para fazer parte de uma comissão estadual. 

Publicidade

Fotos: Getty Images e AVI Agency News


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.