Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
A Islândia, para se tornar o primeiro país europeu a controlar a pandemia da Covid-19 em seu território, estabeleceu uma série de protocolos rigorosos e medidas emergenciais guiadas pela ciência que, seguidas a risco, se mostraram totalmente eficazes para combater as duas ondas do novo coronavírus que o país enfrentou.
É evidente que o fato de se tratar de uma ilha remota com um único aeroporto internacional e uma população inferior a 500 mil pessoas é determinante, mas proporcionalmente o feito islandês é um espetacular e efetivo exemplo para o resto do mundo. O país teve pouco mais de 6 mil casos e 29 mortes no total, e atualmente monitora apenas 20 casos ativos da doença – em pacientes devidamente isolados em tratamento.
Reykjavik, capital da Islândia, onde a pandemia está controlada
-Nova Zelândia, que ouviu ciência na pandemia, teve show com 20 mil pessoas
Não é à toa, portanto, que a vida segue normalmente nesse momento na capital Reykjavik e em outras cidades do país, com restaurantes abertos, shows acontecendo e encontros permitidos, com abraços e beijos entre a população.
Esse é o fruto do compromisso com a testagem, o rastreamento de contatos em casos comprovados da doença e o isolamento imediato dos que foram diagnosticados, em medidas seguidas agressivamente desde o início da pandemia.
A testagem em massa é parte fundamental do controle da pandemia no país
Além disso, os protocolos de segurança, como uso de máscaras e distanciamento, foram tomados pela população assim que a pandemia se confirmou de forma irrestrita.
As crianças também são testadas se necessário no país © divulgação
-Último sanduíche do McDonald’s vendido na Islândia completa 10 anos inalterado; veja imagens
A primeira onda da Covid-19 na Islândia foi controlada ainda em maio de 2020, quando os casos chegaram a zerar na ilha. Alguns meses depois uma segunda onda mais forte se espalhou a partir da chegada de dois turistas infectados, que não respeitaram as regras de testagem e quarentena. Desde junho de 2020, qualquer pessoa que desembarque no país é posta em quarentena e testada antes mesmo de sair do Aeroporto Internacional de Keflavík.
“Foram os cientistas quem determinaram as regras, e não os políticos. Isso importa. Eles sabem do que estão falando; os políticos, não”, afirmou Gylfi Thor Thorsteinsson, dono do hotel para onde os infectados são enviados no país.
A gerência de toda a pandemia na Islândia ficou a cargo de Thorolfur Gudnason, epidemiologista-chefe no país, e sua equipe, e a própria primeira-ministra islandesa, Katrin Jakobsdottir, desde o início defendeu que a administração da crise tinha de ser científica, e jamais política.
Thorolfur Gudnason, epidemiologista-chefe do país © divulgação
-Lockdown de verdade funciona, mostra cidade de SP com queda brusca de casos
Assim, foi através testagem rigorosa e em massa, rastreamento, protocolos de segurança e isolamento social que a Islandia pôde superar a pandemia até aqui sem a necessidade de um lockdown mais severo. Com isso, o país europeu vai aos poucos retomando a vida como sempre foi – seguindo agora para o caminho da vacinação e toda a população.
O Aeroporto Internacional de Keflavík © Wikimedia Commons
-Países que estão lidando melhor com coronavírus são comandados por mulheres
Mas sem ainda relaxar: os cuidados seguem intensivos e irrestritos, e com olho aberto para o resto do planeta, já que tristemente países como o Brasil e outros preferem negar a ciência e agravar uma tragédia que desde o início foi anunciada – e que poderia ter sido ao menos bastante amenizada, como prova o cenário islandês.
População islandesa caminhando de máscara pela capital no ano passado
Publicidade
Os sonhos são expressões do nosso inconsciente, que nem sempre se apresentam de forma literal ou mesmo ilustrativa -...
Os cachorros parecem saber o efeito que suas expressões faciais provocam em nós, humanos – especialmente quando...
Astrônomos que operam o Very Large Telescope Interferometer (VLTI) do Observatório Europeu do Sul (ESO), localizado...
A sonda InSight, há quase dois anos em explorando Marte em nome da Agência Espacial Americana (NASA), detectou sinais...
As diversas vacinas para a covid-19 que surgiram desde o início da pandemia foram desenvolvidas em tempo recorde....
O engenheiro químico Sérgio Campos Trindade morreu esta quarta-feira, aos 79 anos, em decorrência de complicações...
Entre os anos de 1995 e 2004, a temperatura da região Sudeste do Brasil aumentou em 1,1º Celsius (C). É isso o que...
Aprendemos cedo na escola que todo organismo multicelular precisa de oxigênio para viver. Respirar, portanto, seria...
A cerveja pode ser extremamente importante em determinadas sociedades, não pelo aspecto recreativo - mas, sobretudo...