Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
A Islândia é um dos países mais simpáticos do mundo. A terra do gelo – tradução literal do seu nome em inglês – é conhecida por suas belas paisagens e também pelos seus vulcões.
Desde 24 de fevereiro de 2021, foram registrados mais de 50 mil tremores de terra na pequena ilha que fica no norte da Europa. A atividade sísmica acabou culminando na erupção do Fagradalsfjall, um vulcão que estava adormecido há 6 mil anos.
– Com coronavírus controlado, Islândia parece universo paralelo em ‘novo normal’
Após semanas de desconforto com milhares de tremores por dia, Islândia vê vulcão adormecido criar rios de lava perto da capital
Os 364 mil moradores da Islândia sempre foram acostumados com uma grande atividade das placas tectônicas e o país é preparado para uma grande quantidade de tremores de terra. Em 2019, foram registrados 3,4 mil tremores de terra. No ano seguinte, foram dez vezes mais; durante o ano da pandemia, 35 mil terremotos de variadas escalas no país. Entretanto, a atividade sísmica no país convulsionou no último mês.
– Islândia replanta florestas arrasadas pelos vikings há mil anos
Segundo os moradores da região de Grindavik, o problema não é sequer o medo com os terremotos. Eles estão, na verdade, cansados; muitos têm apresentado problemas para dormir graças à frequência dos tremores durante à noite.
As cinzas do Eyjafjallajökull se espalharam pela Europa e causaram caos no tráfego aéreo do mundo todo
Em 2010, a erupção do Eyjafjallajökull surpreendeu o mundo. Apesar de não causar fatalidades, a explosão de lava do vulcão acabou expelindo milhões de partículas de cinza e mais de 900 mil voos foram cancelados naquele ano por conta da dificuldade de voar com as nuvens de fumaça que foram espalhadas pelo céu do mundo todo.
– País que barrou desigualdade salarial entre gêneros, Islândia tem feminista como primeira-ministra
Os cientistas aguardavam uma erupção vulcânica a qualquer momento e ela veio. Nada como a do Eyjafjallajökull, entretanto. O vulcão Fagradalsfjall irrompeu em lava na última sexta-feira (19). As cenas são absolutamente estonteantes. O vulcão formou rios de lava no vale Geldingardalur, na Península de Reykjanes, pertinho da capital Reykjavik.
Rios de lava atraem curiosos da Islândia; governo recomenda que população se mantenha em casa para evitar inalação de gases tóxicos emitidos pelo vulcão
Confira as imagens em vídeo da explosão:
A recomendação das autoridades é que a população feche as janelas e evite sair de casa para não inalar os gases vulcânicos. Além disso, o governo pede para que o povo se afaste dos rios de lava ou do vulcão.
Publicidade
O Mal de Parkinson é a segunda doença neurodegenerativa com mais ocorrências entre os idosos. E, assim como muitos...
A legalização da maconha vem se tornando uma realidade em diversos locais do mundo, criando assim uma verdadeira e...
Lucas Monteiro Semolini, de 26 anos, vai poder contar aos seus netinhos que já foi atingido por um raio e sobreviveu....
Com tantos benefícios, efeitos, derivados e possibilidades, a maconha é evidente uma planta complexa, e sua natureza...
O consumo de antidepressivos cresce no mundo de forma vertiginosa como nenhum outro medicamento - só no Brasil, nos...
O acelerado derretimento pelo qual a Antártida atravessa não só é visível como pode ser mensurado em números –...
Por mais que amemos e tratemos nossos cães feito fossem seres humanos, a verdade é que eles continuam sendo animais,...
O telescópio Hubble conseguiu registrar, em imagens, um evento espacial de tirar o fôlego. Semelhante a uma "espada...
A ordem dos fatores às vezes altera, sim, o produto. Este parece ser o caso da explicação por trás da construção...