Debate

Lumena diz no ‘Mais Você’ que Carla Diaz fez lembrar da falta ‘de mulheres que se parecem comigo’

Kauê Vieira - 03/03/2021

Lumena foi a quinta eliminada do ‘Big Brother Brasil’. A psicóloga baiana que provocou discussões sobre delírios como o racismo reverso, que não existe, recebeu pouco mais de 60% dos votos e teve a saída confirmada da casa mais vigiada do Brasil. 

A jovem disse que subestimou o programa e “não soube dançar do jeito que gosta de dançar com a vida”. Tiago Leifert confidenciou que Lumena se apresentou de outra forma durante a seletiva para o ‘BBB’. 

Lumena diz que subestimou ‘Big dos Bigs’

“Você prometeu um negócio pra gente na seletiva. Por que você não dançou e se divertiu, menina?”, questionou Leifert. 

Lumena reconheceu os equívocos dentro da casa. “Eu subestimei o Big dos Bigs e caí em ciladas que eu jamais imaginei que eu pudesse encontrar aqui no programa. Ciladas profundas e emocionais que me desorganizaram. Realmente, deixei coisas muito importantes lá fora que eu acho que eu poderia ter priorizado aqui dentro”.

Carla Diaz e a branquitude 

Lumena também falou sobre a briga com Carla Diaz. O desentendimento das duas aconteceu depois da psicóloga dizer que a atriz é cagada na merda da branquitude”O termo branquitude usado por Lumena se refere ao conceito que caracteriza os brancos como força dominante na sociedade racista em que vivemos.

Ela disse, no ‘Mais Você’, que não conseguiu lidar com o que a jovem representa lá dentro. Falando sobre o termo branquitude, Lumena deu a entender que não foi possível desassociar a representação da jovem loira no âmbito nacional com a individualidade de Carla Diaz

Lumena tomou café da manhã com Ana Maria no ‘Mais Você’

“Cresci com poucas referências de mulheres que se parecem comigo no entretenimento brasileiro, que eu amo. Hoje eu entendo que isso aciona um debate de relações raciais. O entretenimento prioriza mulheres como Carla. Lá a gente começa a se ler no jogo e eu me vi, infelizmente, tendo que analisar a jornada dela a partir dessa perspectiva do debate das relações raciais. Não julgando ela como uma mulher rque reproduz racismo, mas é como ser forjada na sociedade”, declarou Lumena, que chegou a pedir desculpas para Carla Diaz. 

Relação com Lucas e Karol Conká 

Considerada uma das participantes mais polêmicas do ‘BBB’, Lumena recebeu críticas pela forma com que tratou Lucas, sobretudo ao questionar a veracidade do beijo protagonizado por ele e Gil

Lumena tomou o tradicional café da manhã com Ana Maria Braga no ‘Mais Você’. A jovem disse logo de cara que está processando tudo o que aconteceu e espera o surgimento de “novas Lumenas”. 

Lumena se surpreendeu com rejeição de Karol Conká

Na noite da eliminação, Lumena reforçou o que já se suspeitava: a baiana percebeu a perda de controle do jogo proposto por ela, que havia sublinhado a intenção de dançar e se divertir

“Eu acho que, pela minha jornada, fez sentido nesse momento porque eu me perdi um pouco do meu propósito inicial. Não só para o programa, mas da minha vida, que é de fato levar as minhas experiências com leveza, que é levar com alegria, levar com entrega, com gastação de onda”, ressaltou em entrevista ao Bate-Papo BBB. 

Fernanda Maia, namorada de Lumena, demonstrou alívio com a saída da amada. Maia postou uma reflexão no Instagram ressaltando particularidades da relação com a baiana. 

“Nossa relação é assim: um lugar de serenidade que nos permite manter as nossas individualidades, fazer os nossos próprios corres, sabendo que temos para onde retornar”, pontuou. 

Lumena, que disse no papo com Ana Maria que não se deu bem por causa de escolhas equivocadas, se mostrou surpresa com a rejeição de Karol Conká, eliminada com quase 100% dos votos. 

“Eu tive que lidar como sentimento de competir com artistas que eu admirava. Karol era uma delas. Lidar com esse cálculo foi um pouco complexo pra mim em termos de criticar na hora certa, não passar a mão na cabeça na hora que deveria. Erros explícitos que reverberaram na eliminação dela”. 

Lumena disse ter se arrependido de algumas alianças na casa

A psicóloga também se pronunciou a relação conturbada que teve com Lucas dentro da casa. Os dois promoveram alguns embates que provocaram a saída de Lucas da casa e críticas sobre os excessos cometidos por Lumena, Karol Conká e os outros participantes.

“A minha jornada com o Lucas é de muita coisa, que transcendem o reality. Me doei muito pro Lucas no primeiro momento. Nossa primeira identificação foi religisosa – nós éramos os dois únicos candomlescistas do programa. As festas, associadas à bebida, reverberavam nos nossos comportamentos. E quando eu via ele acionar um modo estranho comigo, eu acho que fui tentando me defender. Na cena da cozinha, eu tava falando ‘Lu, sua mãe tá te assistindo, sua família de santo está se assitindo’. Eu não quis tirar Lucas do jogo, todas as minhas entregas pra ele foram tão sinceras e reais que o próprio Gil chegou a chamar minha atenção”, disse.

Treta por maquiagem 

Lumena protagonizou um dos primeiros barracos dentro da casa ao criticar os homens que se maquiaram. No ‘Mais Você’, a psicóloga declarou que foram selecionadas pessoas com muita humanidade e escuta. 

“Lá, realmente, isso isso aqui pode se tornar uma grande questão. Na minha hisrtória de vida, eu precisei lapidar muitas coisas e aprender a nominar com que, de fato, eu entendi o que seria. As pessoas brincavam comigo sobre minha cor, sobre meu cabelo e com o tempo eu fui entendo os nomes. Naquele momento, a imagem me acionou que aquele tipo de brincadeira poderia ser algo negativo. Veio como um toque”, pontuou. 

Publicidade

Fotos: Reprodução/TV Globo


Kauê Vieira
Nascido na periferia da zona sul de São Paulo, Kauê Vieira é jornalista desde que se conhece por gente. Apaixonado pela profissão, acumula 10 anos de carreira, com destaque para passagens pela área de cultura. Foi coordenador de comunicação do Projeto Afreaka, idealizou duas edições de um festival promovendo encontros entre Brasil e África contemporânea, além de ter participado da produção de um livro paradidático sobre o ensino de África nas Escolas. Acumula ainda duas passagens pelo Portal Terra. Por fim, ao lado de suas funções no Hypeness, ministra um curso sobre mídia e representatividade e outras coisinhas mais.