Design

Essas luminárias de girassóis imitam as flores reais e também se “alimentam” da luz solar

Vitor Paiva - 12/03/2021

Assim como os girassóis procuram o sol para se alimentar de luz, essas luminárias projetadas no formato da flor também precisa da luz do astro-rei: feitas com um delicado tecido que imita as pétalas de um girassol em flor, as luminárias da marca Shengan carregam suas energias com energia solar. Seus painéis integrados carregam as baterias que acendem as luzes de LED que tornam as “flores” em lâmpadas acesas por até 8 horas seguidas – com a vantagem de se manterem florescidas, firmes e formosas ao longo de todo o ano.

Luminárias de girassol

Assim como as flores, as luminárias de girassol se “alimentam” de luz solar

Artista transforma pães reais em incríveis luminárias

Cada luminária, à venda pela Amazon, tem cerca de 33 centímetros de altura com cerca de 14 centímetros de “flor” propriamente, e são vendidas em pares como não só fontes de iluminação mas também um acessório perfeito para decoração de qualquer parte da casa – como são as flores de fato: do quarto ao banheiro, da cozinha ao jardim, tudo combina com girassóis.

Luminárias de girassol

Pela Amazon as luminárias de girassol são vendidas em pares

As ‘casas girassóis’ de Koichi Takada que imitam as flores para captar mais energia solar

O projeto da Shengan, porém, pensou as luminárias para áreas externas, e por isso elas são à prova d’água e funcionam também sob chuva. Mesmo desligadas e durante o dia, no entanto, as flores de tecido seguem como excelentes objetos de decoração – e podem iluminar os caminhos e os jardins por uma noite inteira, até o sol nascer nascer e as carregar novamente, como faz também com as flores reais.

Luminárias de girassol desligadas

Um par de luminárias de girassol desligadas durante o dia

E, claro, se os girassóis não forem sua flor de preferência, a empresa oferece a luminária também emulando outras espécies.

Flores gigantes em luminária

A luminária de girassóis é, de certa forma, uma versão portátil e caseira do projeto desenvolvido pelo escritório HQ Arquitetos para um bairro da periferia de Jerusalém, em Israel. Lá, os postes da iluminação pública foram transformados em flores gigantes – que se abrem quando os pedestres passam debaixo de suas pétalas. A lua, que igualmente precisa do Sol pra brilhar, também já foi transformada em uma luminária – e até o Sistema Solar, onde o astro reina ao centro, serviu de modelo para um abajur que ilustra a posição e o movimento do planetas.

Caminho de luminárias de girassol

As luminárias foram pensadas para decoração e iluminação ao ar livre

Luminárias de girassol

As luminárias funcionam sob chuva e, claro, sob sol

Publicidade

© fotos: divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.


X
Próxima notícia Hypeness:
Ilusão de ótica revela cor que você nunca viu antes