Ciência

Maguila relata melhora em doença no cérebro com uso de canabidiol em tratamento

Redação Hypeness - 17/03/2021 | Atualizada em - 18/03/2021

O ex-boxeador Maguila, de 62 anos, está tratando sua encefalopatia traumática crônica (ECT) com canabidiol e apresentado melhoras. A doença, conhecida também como demência do pugilista, é uma condição comum entre lutadores e atletas de mais idade que sofrem muitos impactos na cabeça.

Leia também: Menino de ouro: Vida de boxeador bissexual que venceu oponente homofóbico vai virar filme

O histórico pugilista brasileiro trata de doença cerebral e apresentou melhora com canabidiol

‘Olha mais no olho’

Há 20 anos lutando contra a doença, Maguila tem apresentado melhoras e parece estar reabilitando sua capacidade mental e social. O histórico pugilista brasileiro está utilizando o canabidiol e parece mais animado com a vida ao seu redor.

– Grávida, Laura Neiva diz como canabidiol ajuda em seu tratamento contra epilepsia

Há três anos, o monstro do boxe vive no Centro Terapêutico Anjos de Deus, uma clínica de reabilitação para dependentes químicos em Itu, interior paulista. Apesar disso, Maguila nunca teve problemas com substâncias químicas. Mas necessitava de um acompanhamento médico mais próximo. Como a doença foi se intensificando nos últimos anos, o local foi escolhido.

Entretanto, recentemente, ele parecia ter perdido o interesse em tudo; até nos sacos de areia que ficavam no seu quarto. “Ele tinha um olhar de infinito, sabe? Eu não sei como explicar isso. E com essa medicação eu percebi que ele olha mais no olho, está mais atento. Isso foi muito bom para ele”, afirmou sua esposa Irani Pinheiro, advogada, ao UOL.

– Henrique Fogaça cria Instituto Olívia para democratizar acesso à maconha medicinal

O medicamento passou a ser ministrado para dar mais qualidade de vida à Maguila. E parece ter dado certo:

Renato Anghinah, contudo, alerta que não necessariamente o canabidiol funciona como tratamento para demência, mas pode servir como uma forma de melhorar a vida do paciente.

“O canabidiol é uma boa indicação para pacientes que tomam uma quantidade grande de medicamentos e buscam uma melhor qualidade de vida. Não serve para tudo. As maiores indicações são para epilepsia, autismo, principalmente com alterações comportamentais importantes, dor e ansiedade”, explicou ao UOL o médico, que assumiu em 2020 a direção da HempMeds, empresa que fabrica o óleo utilizado por Maguila.

Publicidade

Fotos: Reprodução/Instagram


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.


X
Próxima notícia Hypeness:
Tubarão-martelo raro é visto nadando nas águas de João Pessoa