Inspiração

Manga é amiga do intestino e fortalece sistema imunológico

Vitor Paiva - 08/03/2021 | Atualizada em - 10/03/2021

O sabor doce e a suculência de sua carne fazem da manga uma fruta extraordinária para ser vista, bebida e comida – e, melhor ainda, seu consumo ainda nos traz muito mais do que somente um imenso prazer: traz também uma série de benefícios para nossa saúde. São diversos os tipos da fruta tão popular no Brasil, mas entre a espada, a tommy, a manga rosa e a palmer, todas têm em comum uma grande quantidade de fibras, antioxidantes, minerais como potássio, zinco, cálcio, magnésio e ferro e ainda as vitaminas A e C em abundância. Assim, a delícia de sabor é proporcional ao bem que ela pode fazer ao nosso organismo, especialmente quando tratamos de seu consumo natural e simples: somente a carne da fruta, sem aditivos, adoçantes ou outros ingredientes.

uma manga

Fruta mais fedorenta do mundo é capaz de carregar smartphones, afirma pesquisa

A origem da manga é asiática, e remonta há mais de 4 mil anos – na Índia, onde mais de 100 variedades da fruta são produzidas, os mais antigos registros de seu cultivo datam de cerca de 2.000 a.C.. No Brasil a fruta desembarcou no Século XVI junto com a chegada dos portugueses e europeus, mas sua adaptação ao clima foi tão boa que ela se tornou uma espécie de símbolo dos sabores tropicais – não é por acaso que se acredita que a manga é a fruta fresca mais consumida no mundo, e o Brasil é hoje o 7º maior produtor do planeta. Se o prazer proporcionado pelo consumo da manga é quase um milagre da natureza, os benefícios para nossa saúde formam uma extensa lista.

As vitaminas A e C

As vitaminas A e C fortalecem nosso sistema imunológico, especialmente por se tratar de vitaminas não produzidas pelo corpo humano – cada 100 g de manga em média traz 15,8 mg de vitamina C e 23 g de vitamina A. Com elas, assim, prevenimos infecções e a invasão de patógenos em geral, combatendo danos em nossas células, em nossa pele e mucosas e ampliando assim a capacidade de defesa do organismo. Antioxidantes, as vitaminas também ajudam na produção de colágeno, na renovação das células e na manutenção dos tecidos subcutâneos – em suma, combatem os sinais de envelhecimento e auxilia na elasticidade da pele.

Uma manga cortada em cubos

Uma manga cortada em cubos

Pitaya é uma das frutas mais lindas e gostosas que existem e podemos provar

Os carotenoides, substâncias que dão o tom amarelo à fruta e que são precursoras da vitamina A, ainda protegem a visão de doenças e que, somada à luteína e zeaxantina, dois nutrientes antioxidantes também presentes na manga, ajudam a prevenir males da vista como a catarata e outros que podem provocar perda de visão. A vitamina C auxilia na absorção de ferro através de alimentos – e, assim, a manga pode ser fonte interessante para quem sofre, por exemplo, de anemia, tendo seu consumo, nesse caso, recomendado para após as refeições.

As fibras da manga

As fibras são abundantes na fruta e, somadas aos fitoquimicos presentes na polpa, podem auxiliar bastante em casos de prisão de ventre, constipação e para a regulação do funcionamento do intestino. Segundo estudo, o consumo de uma manga média com cerca de 300 gramas por dia pode amenizar tais sintomas intestinais e aliviar o desconforto – é importante, porém, combinar esse hábito com o consumo de bastante água para alcançar tais melhorias. Em casos opostos, de pessoas suscetíveis a desarranjos intestinais e diarreia, a rica profusão de fibras na fruta faz com que o consumo de manga deva ser bastante moderado.

suco de manga

Suco de manga

Especialistas garantem que você não deve lavar o arroz antes de cozinhar; entenda

As fibras solúveis da fruta, combinadas aos antioxidantes também presentes, fazem da manga um alimento capaz de beneficiar o bom funcionamento das artérias, equilibrando nossa frequência cardíaca, os níveis de colesterol LDL – o magnésio, potássio e polifenóis presentes na fruta ajudam em tal benesse ao funcionamento de nosso coração.

diversas mangas

Como se não bastasse, o ácido glutâmico presente em sua composição ainda melhora nossa concentração e memória, auxiliando assim também no melhor funcionamento de nosso cérebro – e estudos em andamento ainda sugerem que a fruta pode ser capaz de regular o açúcar no sangue e até prevenir o câncer.  A manga é, portanto, um raríssimo caso em que não só o que já é bom pode se revelar ainda melhor, como que o que faz bem para nossa saúde vem embalado em um sabor doce, perfumado e irresistível.

Publicidade

© fotos: Getty Images


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.


X
Próxima notícia Hypeness:
Paulo Gustavo, na UTI com covid, está sem hemorragias; entenda quadro