Marte: NASA encontra poço de 180 metros em missão no planeta vermelho

Vitor Paiva - 02/03/2021 | Atualizada em - 30/03/2021

A sonda Mars Reconnaissance Orbiter foi enviada pela NASA à Marte em agosto de 2005 com o objetivo de realizar fotografias em alta definição da superfície do planeta vizinho, assim como analisar rochas e procurar por águas subterrânea e outras informações marcianas essenciais. Pois recentemente a sonda encontrou um poço de 180 metros de diâmetro, em resultado publicado no último dia 21 de fevereiro por Ross Bayer, geólogo da agência espacial estadunidense.

Aproximação no buraco registrado pela sonda em Marte

Luas de Marte serão fotografadas com câmeras de 8k de definição

A foto inicialmente mostrava somente um buraco escuro, mas ao ser clareada pelos astrônomos para revelar dois aspectos fundamentais do local: um parede áspera ao leste do fosso, e o chão do poço que, segundo a publicação, “parece ser de areia lisa e desce para o sudeste”. Uma das hipóteses levantadas pelos pesquisadores é do poço ser parte de uma rede de túneis subterrâneos formados por canais de lava – como dos vulcões. Outra hipótese, porém, é do poço descoberto ser um fenômeno isolado.

à direita, a foto depois de clareada

Astrônomos encontram evidências de grande rio em Marte que correu há 3,7 bilhões de anos

A tese da rede de túneis formados por magma corrente no passado se baseia em uma comparação com fenômeno similar observados em parques nacionais de vulcões no estado do Havaí, nos EUA. A sugestão se baseia na imagem clareada, que mostra, próximo ao fundo, um trecho de areia mais suave se encaminhando ao sudeste do misterioso buraco.

Representação da sonda Mars Reconnaissance Orbiter

NASA confirma existência de planeta em sistema com 3 sóis

Não é a primeira vez que cientistas levantaram a tese de que uma série de túneis subterrâneos teriam sido formadas por tubos de lavas de vulcões antigos em Marte.  Os que defendem tal hipótese sugerem inclusive que a possível vasta dimensão dos túneis oferece espaço suficiente para a construção de bases para o caso de uma possível colonização humana no planeta vermelho.

A foto inteira