Tecnologia

Máscaras aprovadas pelo Inmetro por R$ 2; conheça o ‘PFF para Todos’

Vitor Paiva - 10/03/2021 | Atualizada em - 12/03/2021

Enquanto a vacinação ainda não contempla toda a população, as máscaras seguem sendo nossos maiores aliados na luta contra a Covid-19 – e enquanto a pandemia completa um ano no Brasil, o PFF2 é o modelo nacional com maior eficácia e proteção para evitar a disseminação do vírus.

Ela segue o mesmo padrão das famosas N95, e são, na verdade, o mesmo tipo de máscara – com uma nomenclatura diferente para a produção brasileira, mas com a mesma proteção e certificação. Trata-se da máscara mais eficaz para a pandemia. Para ajudar o consumidor e organizar a compra e a venda de tal modelo em todo o país, o site ‘PFF para Todos’ fez um serviço importante para a sociedade ao reunir informações variadas e principalmente os melhores pontos de venda da máscara em todos os estados brasileiros.

Homem usando máscara de modelo PFF2

Uma máscara de modelo PFF2 © Getty Images

Máscara segura 

Trata-se de uma verdadeira e completa plataforma sobre a PFF2, que não só responde às principais dúvidas sobre o tema, como também traz em links e dividido por estados as melhores ofertas para quem ainda não comprou as suas. Mostrando desde os grandes revendedores que atendem em escala nacional até os pontos locais de venda da máscara, a ‘PFF para Todos’ faz sua parte para a necessidade que o próprio nome do site sugere – de que a população se proteja contra a Covid-19 para, assim, proteger aos outros e tentar conter a pandemia no país.

A PFF2 apresenta 95% de eficácia enquanto o modelo PFF3 alcança 99,95% de proteção contra as partículas contaminadas que transmitem a doença – e vale lembrar que elas não virão com a nomenclatura ‘N95‘ escrita no Brasil, mas sim ‘PFF2‘ ou ‘PFF3‘, e que o modelo mais recomendado é o sem válvula, sempre com elástico de cabeça e não de orelha.

Reprodução do site PFF para Todos

© reprodução

Se parássemos totalmente de falar a pandemia de Covid-19 desapareceria, dizem especialistas

Além da venda, a plataforma traz informações importantes sobre como evitar fraudes e não comprar um modelo falso nem errado e, principalmente, a respeito da manutenção da máscara – que é descartável, mas pode ser reutilizada por algumas vezes com segurança, contato que medidas específicas sejam seguidas na manutenção e nos cuidados com a PFF.

É importante deixar a máscara respirar depois do uso, em local arejado e sem sol por pelo menos três dias, e jamais lavar ou jogar álcool para não danificar seu sistema de filtro. Para quem precisa sair todos os dias, a recomendação é que se use uma máscara diferente por dia – para que assim todas elas ‘respirem‘ em descanso por uma semana.

Reprodução do site PFF para Todos

© reprodução

Máscaras usam estampas NSFW para identificar proximidade excessiva

É nesse ponto que a ‘PFF para Todos’ se mostra especialmente eficaz: se a necessidade do uso de uma máscara segura e eficiente é urgente na luta contra a pandemia, bons preços para se poder adquirir as máscaras corretas são fundamentais. Algumas das lojas reunidas pela plataforma oferecem a máscara em valores tão baixos quanto R$ 2 por unidade – e, por isso, uma boa garimpada pelos links é fundamental e pode fazer toda diferença.

© Getty Images

Pois a recomendação é de cinco reutilizações para cada máscara, mas isso depende da intensidade e da duração de cada uso. É sempre importante se certificar de que a vedação segue funcionando, e que o material não está manchado, esgarçado ou danificado de qualquer forma, e em caso de contato com pessoa contaminada, o descarte se faz inevitável.

Publicidade

© fotos: créditos


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, Vitor Paiva é doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores, publica artigos, ensaios e reportagens.