Futuro

Matemática para empresas pode ser grande aliada do setor produtivo, mostra webinar do IMPA

Vitor Paiva - 18/03/2021

Se nas escolas a matemática pode parecer um pesadelo, na vida real e tecnológica que hoje vivemos ela é o código para nossos sonhos – e por isso a celebração do Dia Internacional da Matemática, em 14 de março, no Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) foi com um webinar ‘Matemática para Empresas‘.

O evento virtual pretendeu aproximar o conhecimento produzido pelo IMPA do setor produtivo, a fim de demonstrar o quanto a matemática é essencial para o desenvolvimento, por exemplo, das teorias econômicas e do próprio setor como um todo, assim como em áreas fundamentais da tecnologia e até mesmo na medicina – e também apontar o futuro dessa relação com a matemática e soluções para dilemas atuais do setor produtivo.

O IMPA é um dos mais importantes institutos de pesquisa matemática do mundo

O IMPA é um dos mais importantes institutos de pesquisa matemática do mundo

Ele sofreu traumatismo craniano e agora é a ‘calculadora humana mais rápida do mundo’

O webinar aconteceu na última segunda-feira, dia 15, mas permanece no ar no canal do IMPA no Youtube – reunindo o diretor-geral do instituto, Marcelo Viana, o pesquisador Paulo Orenstein (IMPA) e a matemática Claudia Sagastizábal, do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica da Unicamp e pesquisadora do CeMEAI (Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria). Para o encontro, Viana trouxe sua experiência na criação de um Centro de Inovação que busca resolver problemas concretos do setor produtivo, e a contribuição do IMPA para o desenvolvimento de empresas.

O Webinar “Matemática para Empresas” segue disponível no canal do IMPA © reprodução

Beneficiários do Bolsa Família são os maiores campeões das Olimpíadas de Matemática

Já Orenstein é pesquisador associado do Centro de Inovação, e levou à ‘Matemática para Empresas‘ a colaboração dos alunos do IMPA com o setor, trazendo exemplos de seu doutorado na Universidade de Stanford, nos EUA, e de colaborações em projetos com gigantes como o Facebook e o Google.

O instituto fica no bairro do Jardim Botânico, no Rio de Janeiro

O instituto fica no bairro do Jardim Botânico, no Rio de Janeiro

A importância da matemática falecida aos 97 anos que decifrou códigos nazistas

Por fim mas não menos importante vem a experiência de Sagastizábal em colaborações diversas com o setor, apresentando a matemática industrial e seu impacto social, assim como as possíveis formas de se aprender a pensar como tal – como um matemático industrial. O webinar buscou oferecer tais conhecimentos em linguagem acessível e aberta a todos.

O Dia do Pi

O 14 de março é reconhecido pela UNESCO como Dia Internacional da Matemática e celebrado nesse dia por um motivo tão curioso quanto simpático: em inglês as datas são inscritas com o mês na frente do dia e, assim, essa data se escreve exatamente como os três primeiros números da constante matemática Pi: 3,14. A celebração, portanto, alcança seu auge 1:59, já que até a quinta casa decimal o número marca 3,14159.

Post na página do IMPA celebrando o "Dia do Pi"

Post na página do IMPA celebrando o “Dia do Pi” © reprodução

Apaixonada por números, menina de 12 anos faz sucesso no YouTube ensinando matemática

Já o IMPA foi fundado em 1952 para se tornar uma das mais respeitadas unidades de pesquisa matemática em todo o mundo, ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologias, Inovações e Comunicações e ao Ministério da Educação.

Publicidade

Fotos: Divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, Vitor Paiva é doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores, publica artigos, ensaios e reportagens.