Sustentabilidade

Modefica lança bolsas de reportagem sobre clima e gênero na Amazônia

Redação Hypeness - 03/03/2021 | Atualizada em - 09/03/2021

A plataforma de mídia independente Modefica, com apoio da Open Society Foundation, acaba de abrir inscrições para jornalistas com projetos de reportagem que destaquem as relações entre crise climática e gênero na Amazônia.

As bolsas são destinadas a jornalistas mulheres, com formação acadêmica ou não, experiência comprovada, residentes no norte do país, e tem como objetivo aprofundar o debate sobre o tema através de histórias que abordem as diferentes facetas dos impactos das mudanças climáticas na vida da mulher amazônica.

Modefica lança bolsas de reportagem sobre clima e gênero na Amazônia

Mídia independente focada em sustentabilidade abre inscrições para projetos jornalísticos com viés interseccional

O Modefica existe desde 2014 e produz e dissemina conteúdo multimídia sobre questões socioambientais que normalmente não são veiculadas na grande mídia.

Marina Colerato, editora e criadora do Modefica, explica que, a partir do entendimento da emergência ambiental e climática em que vivemos,  “as consequências da destruição ambiental podem ter impactos profundos na luta por justiça social e grandes rupturas nos processos sociais democráticos”.

Procuramos fazer do jornalismo uma ferramenta para líderes e ativistas climáticos e ambientais, colaborando com as conquistas sociais e ajudando a construir uma narrativa de responsabilização de autoridades públicas e privadas

O tema para as reportagens que serão produzidas com a bolsa é Mulheres e Crise Climática na Amazônia.

A ideia é retratar as consequências da crise climática no ambiente doméstico e familiar, no trabalho, estrutura social e econômica por trás da intensificação dos impactos das alterações do clima na vida das mulheres na região Amazônica.

Além disso, o foco pode ser em trabalhos realizados por órgãos públicos ou não para mitigação dos impactos e o papel do Estado, da Justiça e da lei diante do problema.

Também busca retratar soluções locais e comunitárias para enfrentamento do colapso do clima na vida das mulheres da floresta, quilombolas e ribeirinhas.

As inscrições devem ser feitas pelo site da Modefica até o dia 16 de março de 2021. O anúncio das propostas selecionadas será no dia 30 de março e o prazo final para publicação das reportagens é em 25 de agosto.

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Frio promete neve no RJ e sensação térmica de – 25º C