Arte

Mulheres escritoras ganham livraria exclusiva em São Paulo

por: Redação Hypeness

Carolina Maria de Jesus e seu ‘Quarto de Despejo’, Cora Coralina e seus Poemas dos ‘Becos de Goiás’, Clarice Lispector e seus ‘Laços de Família’, Hilda Hilst e ‘Cantares de Perda e Predileção’. As mulheres ocupam espaço de destaque na nossa literatura, mas agora suas obras devem ganhar casa própria.

Em abril, São Paulo ganha uma livraria inteira dedicada a livros escritos por mulheres. Idealizada por Johanna Stein, a Gato Sem Rabo será inaugurada no centro da capital, na Rua Amaral Gurgel, 338.

Hilda Hilst

Hilda Hilst

O nome remete ao ensaio ‘Um Teto Todo Seu‘, de Virginia Woolf. Nele, a escritora britânica fala brilhantemente sobre a escassa quantidade de mulheres que assinam obras de ficção. O ensaio aponta para as condições essenciais para a escrita de qualidade, sendo elas um espaço próprio e dinheiro. E é pela falta desses quesitos que “as mulheres, portanto, não tiveram a mais remota chance de escrever poesia”.

Inauguração Gato Sem Rabo

De acordo com informações do blog Babel, do Estadão, o novo espaço deve ocupar 65 m² do térreo para abrigar 5 mil exemplares de 1.500 títulos, garimpados no catálogo de cerca de 150 editoras. São obras de ficção e não ficção, dos clássicos à literatura infantil, para mostrar a diversidade dessa produção.

A escritora Carolina Maria de Jesus

O projeto foi pensado para acolher encontros em torno dos livros, como lançamentos, rodas de discussão e clubes de leitura – quando isso for possível novamente. A ideia é abrir ainda um pequeno pequeno café operado pelo Cora, novo restaurante na cobertura do prédio.

A inauguração está prevista para o dia 14 de abril, com vendas presenciais de terça a domingo e também por WhatsApp para entrega em São Paulo. O e-commerce da Gato Sem Rabo deve ser lançado em meados de 2021.

Publicidade

Fotos: foto 1: Reprodução/foto 2: Instituto Moreira Salles/Reprodução


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.


X
Próxima notícia Hypeness:
Paulo Gustavo, internado com covid-19, tem melhora; médicos estão otimistas