Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Toda mulher brasileira carrega consigo uma história de luta, superação e brilho – uma história digna de se tornar um filme: por isso, quando uma cinebiografia conta a história de uma artista de destaque, é um pouco a história de todas as brasileiras que está sendo contada – e isso vale para Hebe Camargo e Elis Regina.
A maior apresentadora da história da televisão brasileira e a maior cantora da MPB em todos os tempos fizeram por merecer os filmes que celebram suas histórias e obras e, no mês da mulher, a história de Hebe e Elis é contada no Telecine como também um meio de comemorar as mulheres em geral.Vale lembrar que novos assinantes do streaming do Telecine ganham os 30 primeiros dias de acesso.
Hebe Camargo foi uma das mais influentes personalidades da TV brasileira
Grandes mulheres que mostram a força do protagonismo feminino no cinema
A história de Hebe se confunde com a história da TV no Brasil de forma direta e literal: Hebe fez parte da caravana de artistas que foi ao porto de Santos receber os primeiros equipamentos para transmissão nacional, e chegou a ser convidada por Assis Chateaubriand para cantar na inauguração oficial da TV no país, mas declinou. Em 1955, estreou ‘O Mundo é das Mulheres’, o primeiro programa feminino do país.
A jovem Hebe, ainda morena, começando sua carreira como cantora nos anos 1940
Para ser coroada como a Rainha da Televisão Brasileira – uma espécie de Oprah Winfrey nacional, muitos anos antes da apresentadora estadunidense sequer ter nascido – Hebe entrevistou uma verdadeira seleção estelar de convidados em sua carreira.
Nomes imortais como a cantora francesa Edith Piaf, a cantora portuguesa Amália Rodrigues, o sul-africano Christian Barnard – primeiro cirurgião a realizar um transplante de coração – e o astronauta estadunidense Neil Armstrong, poucos meses depois dele se tornar o primeiro ser humano a andar na Lua visitaram o microfone e o talento de Hebe.
Hebe em 1969 entrevistando o astronauta Neil Armstrong
É, portanto, a história dessa mulher extraordinária, que na década de 1980 passou a controlar a própria carreira em um universo completamente masculino, que o filme ‘Hebe: A Estrela do Brasil’ levou para as telas.
Dirigido por Maurício Farias e estrelado por Andréa Beltrão, o filme foca justamente nesse período de sua carreira, e traz também Marco Ricca e Danton Mello no elenco, mas tem na interpretação celebrada da atriz sua maior força – capaz de fazer jus a incrível história de uma artista, apresentadora, empresária e mulher fora de série.
A apresentadora viria a falecer em 2021, aos 83 anos
Da mesma forma, Elis Regina transitou tanto pela TV quanto pela música – mas enquanto Hebe foi uma cantora que se descobriu como uma das maiores comunicadoras do país, o caminho de Elis foi exatamente oposto: tendo se aventurado como apresentadora nos anos 1960 em programas musicais, era na hora de cantar que ela se tornava gigante – à altura das maiores cantoras do século XX.
Elis Regina está entre as maiores do mundo, como Billie Holiday, Ella Fitzgerald e Sarah Vaughan
Elis saiu de Porto Alegre ainda adolescente para, com sua afinação irretocável, sua incrível potência e interpretação vocal e sua presença de palco absoluta, se tornar a maior cantora do país.
Foi a principal estrela saída da era dos festivais, nos anos 1960, e o nome à frente de alguns dos maiores espetáculos já apresentados em palcos brasileiros, como Falso Brilhante, de 1975, e Transversal do Tempo, de 1978.
A cantora faleceu em 1982 com somente 36 anos
Com Elis, o filme dirigido por Hugo Prata contando a vida da cantora, a comemoração é dupla – não só por retratar a vida de uma grande mulher, como também pela data querida que é o dia 17 de março, quando a artista teria completado 76 anos.
A jovem Elis nos anos 1960
Estrelado por Andrea Horta no papel da cantora, o filme foi lançado em 2016 para mostrar os tantos caminhos artísticos de Elis – entre o samba, a MPB, as grandes interpretações de festival, a Bossa Nova, e mais – mas também a turbulência na vida pessoal da cantora, em seus casamentos, seus enfrentamentos e lutas, sua relação conturbada com a ditadura militar, sua personalidade maior que a própria vida – como também era seu cantar.
Andréia Horta vivendo Elis no filme dirigido por Hugo Prata
Mulheres que fazem o cinema acontecer por trás das câmeras
Elis e Hebe foram as maiores em suas áreas, e enfrentam as agruras e injustiças de um mundo machista e desigual como, em diferentes medidas e contextos, todas as mulheres enfrentam.
Andrea Beltrão como Hebe: A Estrela do Brasil
Por isso o Telecine destaca, entre tantas histórias femininas incríveis que conta em suas cinelist e na seleção de filmes disponíveis, essas duas trajetórias reluzentes – e completamente brasileiras – como presente para todas nesse Mês da Mulher. Hebe: Estrela do Brasil e Elis estão disponíveis na plataforma – e na memória de todo o país.Vale lembrar que novos assinantes do streaming do Telecine ganham os 30 primeiros dias de acesso.
Hebe, Elis e a grande atriz Cacilda Becker
Publicidade
Você pode não reconhecer pelo nome, mas já deve ter visto uma foto no estilo “Follow me To” (“Me Siga”, em...
No que depender de Anderson Cooper, apresentador da "CNN", seu filho terá que trabalhar bastante para me-re-cer o...
Ao sofrer um assalto, a reação da maioria das pessoas é quase sempre a mesma: decepção, tristeza e um "pouquinho"...
Atenção, carinho e cuidado devem ser características essenciais de todo bom médico – que, assim como a...
Mesmo sendo vista pela maioria das pessoas como uma ameaça e sinônimo de perigo, a aranha também é considerada...
O poder da amizade é libertador e capaz de iniciar grandes transformações. Um grande exemplo disso é um relato...
Muitas pessoas consideram o Natal como a melhor época do ano. E são muitas as peculiaridades que tornam essa data...
A bola já está rolando na Copa do Mundo e, para acompanhar tudo que acontece em campo, vale ficar de olho no esporte...
Quando uma foto diz mais do que mil palavras, não é apenas o trabalho do fotógrafo que é capturado pelas lentes,...