Ciência

Nova Zelândia, que ouviu ciência na pandemia, teve show com 20 mil pessoas

por: Redação Hypeness

Shows com 20 mil pessoas, baladas, bares e festas liberadas, sem necessidade de máscara ou pânico de pegar coronavírus: essa é a vida normal levada pelos cidadãos da Nova Zelândia.

Após o rígido controle imposto pelo governo neozelandês nos primeiros meses de pandemia para conter o avanço da doença na ilha da Oceania, os resultados chegaram: foram menos de 2,5 mil casos de covid-19 no país e somente 26 pessoas morreram por complicações do vírus.

– NZ não tem mais casos ativos de covid-19; Como Jacinda Ardern conseguiu? 

Festivais, shows e muito mais: vida volta ao normal mais rápido na Nova Zelândia e “culpa” é da boa gestão pública, que ouve a ciência

O governo de Jacinda Ardern seguiu rapidamente as medidas de segurança sugeridas por cientistas e impôs uma quarentena rígida, com testagem em massa e rastreamento de casos. O controle eficaz  dos casos fez com que o país tivesse pouquíssimas mortes e garantiu uma retomada rápida da economia.

Enquanto no Brasil se discute uma falsa dicotomia entre salvar vidas ou a economia, a Nova Zelândia provou que esse debate não existe. A queda de 2,9% no Produto Interno Bruto foi baixa em comparação com o resto do mundo. O Brasil perdeu mais de 180 mil brasileiros em 2020 e ainda registrou queda de 4,9% no PIB.

– Nova Zelândia diz que ‘eliminou’ coronavírus e se prepara para reabertura 

E claro, com o surgimento de novos casos no país, Jacinda Ardern não tem medo de reimpor restrições. Ela enfrentou manifestações anti lockdown na última semana. Os protestos afirmavam que o fechamento de comércios e as limitações de circulação não funcionavam. Imagina se eles soubessem o que aconteceu no Brasil.

Por lá, eles andam com direito de tirar onda. Por aqui, fique em casa.

Publicidade

Fotos: © Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.


X
Próxima notícia Hypeness:
Serrana aposta em vacinação em massa e apresenta queda em casos graves de covid-19