Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Há 58 anos, o Brasil entrava no pior momento de sua história. Os militares destituíram o Presidente João Goulart através de um golpe militar e instauraram uma ditadura sangrenta que matou, de acordo com o relatório final da Comissão Nacional da Verdade, 434 brasileiros.
Os números não são um consenso, já que foram encontrados mais de 1 mil sacos com ossadas de pessoas enterradas sem identificação ou com nomes trocados em uma vala clandestina no Cemitério Dom Bosco, em São Paulo, que ficou conhecida como Vala de Perus.
– Celebrar ditadura é a estratégia para quem não tem plano para o futuro
Doutor Ulysses Guimarães presidiu a Constituinte e foi pivotal para o desenvolvimento da “Constituição Cidadã”
O Brasil só saiu do momento mais sombrio de sua república em 5 de outubro de 1988 quando o Presidente da Assembleia Constituinte, Ulysses Guimarães (PMDB), promulgou a lei maior que restabeleceu a plenitude da democracia representativa em nosso país.
Vivemos momentos estranhos 34 anos depois do ato de Ulysses. Na ordem do dia 31 de março de 2021 do Governo Federal o então ministro da Defesa, General Walter Braga Netto, afirmou que o povo brasileiro deveria ‘celebrar‘ o golpe de 1964. O presidente Jair Bolsonaro também é um vocal defensor do período histórico que perseguiu opositores e cometeu crimes bárbaros contra os direitos humanos.
– Cemitérios de São Paulo terão memoriais para vítimas da ditadura
Mas o Doutor Ulysses, como era conhecido, tem um recado a essa nova leva de políticos. Ele, que lutou contra a ditadura, fez um imponente discurso durante a promulgação na Constituição de 1988. A lei maior brasileira era um símbolo de um novo país que primava pela democracia.
Ulysses exibe o texto final da Constituição Federal de 1988, garantidora de direitos sociais, econômicos e políticos do nosso país
“Temos ódio à ditadura. Ódio e nojo. Amaldiçoamos a tirania aonde quer que ela desgrace homens e nações. Principalmente na América Latina.”, disse doutor Ulysses. “Traidor da Constituição é traidor da Pátria. Conhecemos o caminho maldito. Rasgar a Constituição, trancar as portas do Parlamento, garrotear a liberdade, mandar os patriotas para a cadeia, o exílio e o cemitério”, adicionou.
Você pode saber mais sobre a Vala de Perus aqui:
– Bolsonaro ameaça jornalista e lembra general da ditadura militar: ‘Encher tua boca de porrada’
Confira vídeo do momento histórico:
A ditadura matou e desapareceu com 434 brasileiros por questões políticas. Foram mais de 20 mil torturados, segundo a Human Rights Watch. Não podemos esquecer. Não podemos permitir que isso aconteça novamente. Não devemos desrespeitar o princípio básico de nossa constituição: a democracia.
Publicidade
Em 1999 o Senado Federal estabeleceu a criação da Semana Nacional Antidrogas para alertar sobre os efeitos da...
Simone Biles, sensação dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016, conquistando diversas medalhas, revelou ter...
No 'Conversa com Bial', talk show exibido pela TV Globo, o clima é de descontração ao início de cada episódio....
Durante conversa com os jornalistas, o futuro ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni polemizou ao dizer que a Noruega...
Um grupo de voluntários chamado CoronavirusBra desenvolveu uma plataforma para calcular quando você será vacinado...
Rihanna, que além de cantora é empresária responsável por uma linha de beleza que busca a diversidade e uma marca...
O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP) irá expandir seu acervo e seus domínios. Em 2024, o museu...
A ansiedade deste futuro pai com o sexo do bebê acabou causando um incêndio florestal. Durante o chá-revelação,...
A Monsanto, empresa multinacional do ramo de agricultura e biotecnologia, líder mundial em produção de sementes...