Inovação

Passeio virtual por cidades do mundo com direito a som ambiente e rádio local

Vitor Paiva - 01/03/2021 | Atualizada em - 05/03/2021

Se no mundo real e atual a pandemia e a economia nos impedem de viajar pelo mundo e ter o prazer de conhecer novas cidades, cruzar suas ruas, conhecer seus sons, suas músicas, suas esquinas e pessoas, no mundo virtual tudo isso segue possível – especialmente através do app  Drive & Listen. Como o nome sugere, essa novidade permite que o usuário “dirija” por dezenas de cidades do mundo, e ainda possa “escutar” os ruídos, o barulho, o burburinho, e também as músicas de Amsterdam, Tóquio, Curitiba, Chicago, Estocolmo ou Pequim – entre muitas outras cidades do mundo.

O passeio do app pelas ruas de Nova York

O passeio do app pelas ruas de Nova York

As melhores cidades do mundo para morar se você é um millennial falido

O app foi desenvolvido por Erkam Seker, um jovem turco estudando em Munique, a partir justamente da saudade que o estudante começou a sentir de Istambul – para curar a vontade de cruzar as ruas de sua cidade natal ele recorreu justamente a uma viagem virtual. “Eu estava com saudades de dirigir pela minha cidade, e até mesmo do trânsito e da bagunça da vida cotidiana, e me vi assistindo vídeos de Istambul no Youtube”, comentou. “Foi tão divertido ver minha cidade, e pensei que gostaria de também ouvir rádio ao fundo, durante o passeio”.

Curitiba no Drive & Listen

Curitiba no Drive & Listen

Pingue Pongue: o programa de rádio de Matilde Campilho e Tomás Cunha Ferreira

E o app Drive & Listen oferece também tal opção: além de poder passear virtualmente de carro por qualquer uma das mais de 50 cidades oferecidas, ele também oferece diversas opções de rádios de cada cidade, para uma trilha sonora precisa e adequada ao passeio. A experiência também permite ligar ou desligar o som das ruas da cidade, e até mesmo aumentar ou diminuir a velocidade do carro que conduz seu passeio por Havana, pelo Havaí, por Tel Aviv, por Seattle ou por São Paulo.

Rio de Janeiro

Escute os sons de 36 lugares ao redor do globo

O conteúdo utiliza vídeos de Youtube e filmagens de câmeras acopladas em veículos como material para que possamos viajar pelas cidades – em passeios que muitas vezes passam por pontos turísticos como o Coliseu em Roma, a Tokyo Tower, na capital japonesa, e muito mais. “Tenho incluído cidades novas quase todo dia”, disse Seker, em entrevista para o site Lonely Planet. “Pessoas do mundo inteiro me escrevem perguntando como podem contribuir”. Sabemos que a viagem real, em carne e osso, nas ruas concretas de uma cidade é experiência imbatível, mas enquanto isso não é possível, viajar virtualmente pelo Drive & Listen é a rota perfeita.

Seattle

Para viajar para as cidades e dirigir pelas ruas virtualmente à distância de um clique é só acessar o site aqui.

Publicidade

© fotos: reprodução


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, Vitor Paiva é doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores, publica artigos, ensaios e reportagens.