Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Antônio Sena, 36, achou que estava entrando em um bom negócio ao aceitar fazer voos para o garimpo ilegal. O piloto trocou a aviação comercial pela chance de levar um trocado a mais mapeando bons lugares para a extração irregular de minerais, mas acabou se lascando. Seu avião caiu nas proximidades do rio Paru, na divisa entre o Pará e o Amapá. Foram 36 dias na selva.
– Conheça 20 animais que são mestres em se camuflar na natureza
Antônio passou mais de um mês na floresta se alimentando do que os macacos comiam
Entre a queda da aeronave e a sua chegada ao solo, foram dois minutos. Essa “eternidade” foi suficiente para comunicar a queda aos outros aviões e torres de controle. Ele sobreviveu sem arranhões ao impacto e conseguiu recolher algumas coisas rapidamente para sua sobrevivência: facas, isqueiros, lanternas, sacos de garimpo e outros instrumentos. Ao perceber que o avião estava coberto de diesel, se afastou e viu a nave pegando fogo.
– Quem são e como fazem as pessoas que vivem sem dinheiro
Ficou durante oito dias nas proximidades da aeronave, a fim de ser encontrado pelas equipes de resgate mais rapidamente. Ele se alimentou de pão, refrigerante e água. Ficou com muito medo de encontrar animais e dormia com uma faca junto do peito. Depois de seu alimento acabar, ele começou a andar pela floresta em busca de alguma forma de civilização.
“Eu me alimentei muito de uma frutinha chamada breu, que conhecia só como fonte de fogo. Onde via, pegava e guardava, mas não sabia que era comestível até acabar o pão e, eu, com fome, comecei a observar os macacos. Tudo o que eles comiam eu comia também. A base da minha alimentação foram as frutas. Mas também encontrei ovos de aves. Nos 36 dias, encontrei ovo três vezes, taperebá [cajá] duas vezes e cacau três vezes, mas o que me alimentou mesmo foi o breu. Acontecia muito de eu passar três dias sem comer. Assim, eu perdi 26 quilos“, relatou o piloto à Folha de São Paulo.
– Por dentro de um bunker de sobrevivência de luxo de 3 milhões de dólares
Sem celular e alimentos, ele sobreviveu de forma assustadora aos perigos da Floresta Amazônica
Após 34 dias, encontrou panos na floresta, que concluiu ser de castanheiros. Conversou com os trabalhadores, explicou sua situação e eles o levaram para onde moravam. Lá, uma conexão de rádio foi feita e Antônio foi resgatado no dia seguinte. A busca pelo piloto envolveu Corpo de Bombeiros e a Força Aérea. Segundo o piloto, nesse período ele já estava desmaiando com frequência e sofrendo com perda de visão.
Ele foi submetido a exames médicos e foi constatado que a exaustão muscular de Antônio era similar a de um homem que correu uma maratona a cada dois dias durante um mês. Agora, seguro, ele acredita que a floresta lhe ensinou muito e que não deseja voltar para a aviação tão cedo.
“A floresta não está lá para te matar. Ela é o sustento dos castanheiros que me salvaram. Tem algumas lições para tirar dessa história. Uma delas é a de que, para o garimpo clandestino, eu não volto. Tenho muita vontade de voltar a voar. Mas isso tudo faz a gente repensar. Importante é ter família, teto e comida. Se você tem um teto, agradeça. Se tem família, cuide dela. Se pode ajudar alguém, ajude. É clichê, mas não tem como fugir: nasci de novo”, afirmou.
Publicidade
Como resposta ao despropósito e a violência que se propaga virtualmente através da prática de cyber bullying e de...
Sem julgamentos, mas os temas de festas infantis são sempre os mesmos, né? Personagens de desenhos tradicionais se...
O Itaú lançou uma nova campanha emocionante. 'Busca da Mãe' faz parte da série 'Leia para uma criança'. A...
O amor necessariamente deve complementar aquilo que de fato somos, e poder sentir-se amado e, ao mesmo tempo, ser quem...
Imagine ficar por 56 horas preso em um lugar. Isso são dois dias inteiros e mais oito horas. É definitivamente...
Não é novidade que Cannes, o maior festival de criatividade do mundo que acontece todo ano na cidade de mesmo nome na...
Kathleen Krüger sempre foi apaixonada por esporte. Na infância, a menina alemã dividia a vida entre o karatê e o...
Ganhar dinheiro é uma busca eterna, seja para manter suas necessidades básicas, para realizar sonhos ou, em alguns...
Centenas de canções de amor servem diariamente como tema para cerimônias de casamento. Fear Of The Dark, um dos...