Sustentabilidade

Pirarucu misterioso encontrado na Flórida causa temor por desequilíbrio ambiental

por: Redação Hypeness

A descoberta de um Pirarucu em um rio no estado da Flórida, nos Estados Unidos, vem intrigando e principalmente preocupando autoridades e cientistas estadunidenses.

Natural da bacia amazônica, o peixe é um considerado um dos maiores predadores do mundo, e sua misteriosa presença no rio Caloosahatchee, no parque Cape Coral’s Jaycee, pode provocar uma grande desequilíbrio no ecossistema local – um misterioso exemplar da espécie foi encontrado na beira do rio que corre desde o lago Okeechobee até o golfo do México.

O pirarucu encontrado à beira do rio na Flórida

O Pirarucu encontrado à beira do rio na Flórida © reprodução

Plástico está presente em quase 100% dos peixes da Amazônia, revela novo estudo

Não se sabe ainda como o Pirarucu, também conhecido como Arapaima, foi parar em um rio na Flórida, mas sabe-se bem a dimensão e a força do peixe, capaz de passar de três metros e superar os 300 kg em peso, carregando uma pele considerada uma verdadeira armadura tamanha sua resistência.

A região do rio Caloosahatchee é conhecida como cenário da prática de pesca esportiva, e uma eventual propagação do gigante do Amazonas com seu apetite voraz pode ameaçar severamente o equilíbrio ecológico local.

Um pirarucu em águas amazônicas

Um Pirarucu em águas amazônicas © Getty Images

As incríveis (e loucas) ilustrações do mais antigo livro impresso sobre a vida marinha que se tem notícia

O Pirarucu é capaz de produzir centenas de milhares de ovos ao longo de sua vida, mas não há, no entanto, qualquer indício de que o peixe tenha se reproduzido nos EUA.

A preocupação é tamanha que as autoridades ambientais locais emitiram um aviso para que qualquer pessoa que aviste um exemplar nas águas de lá tirem uma foto ou filmem o animal e liguem para um número de emergência informando o local e a data da aparição.

Pescador retirando um pirarucu das águas do Amazonas em 2019

Pescador retirando um pirarucu das águas do Amazonas em 2019 © Getty Images

Omã: o país que tem a nos ensinar sobre a pesca sustentável

Um peixe e um prato típico amazonense

O Pirarucu gosta de viver em águas calmas e quentes, e possui sensibilidade à água fria, mas poderia transformar o sul do estado em seu habitat.

Por se alimentar de peixes comercialmente importantes para o estado, a recomendação é que, caso seja encontrado, o animal seja morto e de forma alguma seja devolvido à natureza. Segundo especialistas, o impacto pode ser ambiental, econômico e até mesmo turístico.

As duras escamas do pirarucu, usadas tradicionalmente até como lixas de unha

As duras escamas do Pirarucu, usadas tradicionalmente até como lixas de unha © Getty Images

Rede Wayuri: o coletivo de jornalismo criado por jovens indígenas que faz toda a diferença na Amazônia

Para a culinária regional amazônica o Pirarucu é um peixe fundamental, utilizado em diversos pratos típicos do Amazonas e do Pará.

Um Pirarucu nadando na bacia amzônica

O Pirarucu também é conhecido como Arapaima © Getty Images

Sua escama dura também era utilizada no passado como lixa de unha e outras utilidades. Pesquisadores suspeitam que algum morador da Flórida tenha criado um Pirarucu em casa e soltado o animal na natureza selvagem, ou simplesmente levado o peixe morto até o rio para provocar o espanto, a preocupação e as especulações.

Publicidade

© fotos: créditos


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.


X
Próxima notícia Hypeness:
Taiwan inaugura prédio sustentável capaz de filtrar poluição