Tecnologia

Por que este gif foi vendido por meio milhão de dólares

por: Redação Hypeness

Uma vantagem dos gifs e memes é que eles são fontes de entretenimento gratuito, mas um deles conseguiu a façanha de ser vendido por nada menos que meio milhão de dólares.

O Nyan Cat, um gato híbrido em Pop Tart que deixa uma linha de arco-íris por onde passa, teve seu reinado já duradouro como rei da selva dos memes prolongado.

Isso por que a versão “remasterizada” dele foi comprada pela criptomoeda por um equivalente a meio milhão de dólares (mais de 3 milhões de reais na cotação atual).

Este ano marca o 10º aniversário do Nyan Cat e, para comemorar esse destaque na história da internet, o designer Chris Torres deu uma atualização ao GIF.

Torres chamou a atualização de “remasterização” e colocou a animação na plataforma de criptoarte Foundation com a promessa de que nunca venderia outra versão de Nyan Cat pelo resto de sua vida.

Em leilão, o GIF acabou sendo vendido por aproximadamente 300 Ether, o que equivalia a US $ 519.174 na data da publicação desta matéria.

Criptoarte

A criptoarte está ganhando popularidade, pois é semelhante à compra de obras de arte físicas originais onde o comprador se torna o único proprietário da peça.

Para verificação de autenticidade e propriedade, cada criação é marcada com um token não-fungível (NFT) permanente – algo parecido com uma assinatura – que não pode ser replicado.

Conforme explicado pela School of Motion, obter uma obra de arte criptográfica não é o mesmo que clicar com o botão direito e salvar uma imagem.

Considerando que você pode facilmente baixar uma imagem de uma pintura de Picasso da Internet, comprar esse tipo de arte digital é semelhante a possuir a pintura de Picasso real.

Uma série de plataformas online surgiram nos últimos anos, como SuperRare, Zora e Nifty Gateway. Nelas, artistas e clientes trocam obras digitais no valor de milhares de dólares do mundo real.

A Foundation é uma das caras mais novas na cena: ela foi lançada há apenas duas semanas, mas já registrou US$ 410 mil (ou R$ 2,2 milhões) em vendas.

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.


X
Próxima notícia Hypeness:
Adobe lança ferramenta capaz de transformar fotos ruins em imagens de alta qualidade