Inovação

Prefeitura cria faixa 3D para evitar atropelamentos em cidade de SP

Redação Hypeness - 31/03/2021 | Atualizada em - 06/04/2021

A Prefeitura da cidade de Votorantim, no interior de São Paulo, adotou as faixas de pedestre 3D, ainda em fase experimental.  O modelo foi implementado na Avenida 31 de Março, uma das principais da cidade e conta ainda com um desenho do brasão símbolo do município. A ideia é reduzir atropelamentos.

Como parte das comemorações de 56 anos do município, a ação foi feita em frente à Prefeitura de Votorantim. Na pintura, os retângulos brancos típicos de todas as cidades brasileiras ganharam contornos, dando a sensação que a faixa é um bloco que flutua no ar.

O objetivo é chamar a atenção do motorista quando se aproximar do trecho destinado aos pedestres e, assim, criar um ambiente de travessia mais seguro para quem está caminhando.

A prefeitura deu declaração informando que a faixa não foi pintada com efeitos hiper-realistas para evitar qualquer tipo de confusão na visão do motorista que passar por ali, mas que chame mais atenção.

Cada retângulo branco da faixa comemorativa tem grafado a estrela, símbolo de união, e as engrenagens, que faz referência às indústrias instaladas ali. Os ramos de louro que simbolizam as vitórias tanto do trabalho sobre as riquezas naturais e à emancipação do município.

Faixas 3D pelo Brasil

Votorantim não é a primeira cidade brasileira a adotar as faixas de pedestres 3D. O município de Primavera do Leste, no Mato Grosso, a 239 km de Cuiabá, convidou grafiteiros para pintar quatro faixas de pedestres no estilo realista já em 2017.

O artista Walyson Nogueira, conhecido como Presto VinteTreis, e Babu SeteOito pintaram as faixas no centro da cidade e na Avenida do Lago, no Bairro Jardim Riva.

A cidade mais populosa do país a adotar as faixas de pedestres em 3D é Santo André, no ABC Paulista, no final de 2017. Com mais de 500 mil habitantes, o município recebeu dois projetos-pilotos do gênero.

Publicidade

Fotos: Divulgação


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.


X
Próxima notícia Hypeness:
Jay-Z é crucial no avanço da legalização da maconha nos EUA