Viagem

Primeiro hotel no espaço tem inauguração atrasada para 2027

Vitor Paiva - 12/03/2021

O sonho de passar alguns dias fora da Terra está próximo de se tornar realidade: a inauguração do primeiro hotel em pleno espaço, orbitando ao redor do nosso planeta, foi anunciada para 2027 pela Orbital Assembly Corporation, empresa fundada pela Fundação Gateway. Segundo o anúncio, o Voyager Class Space Station terá capacidade de receber cerca de 400 hóspedes em 24 módulos com quartos diversos em uma imensa roda em permanente rotação: o sonho da viagem ao espaço irá ganhar hospedagem de luxo.

Representação artística do Voyager Class Space Station

Representação artística do Voyager Class Space Station, o hotel espacial da Fundação Gateway

Arquitetos projetam o aeroporto do futuro para viagens espaciais comerciais

A engenharia da construção em roda e movimento foi planejada para facilitar o controle do nível da gravidade artificial no hotel, aumentando ou reduzindo a velocidade da rotação. O projeto inclui restaurante, spa e cinema, além das mais espetaculares vistas do universo – literalmente – em cada quarto. Mais do que somente um empreendimento turístico com intuitos comerciais, a construção do Voyager é vista pela Fundação Gateway como um primeiro passo para o verdadeiro objetivo por trás da Orbital Assembly Corporation: colonizar o espaço.

Representação artística dos módulos da Voyager Class Space Station

400 hóspedes poderão ser recebidos entre os 24 módulos do hotel

O projeto original tinha inauguração agendada para 2025, mas a pandemia provocou atrasos significativos, e agora, segundo a empresa, a ideia é que os primeiros hóspedes façam seu check-in no espaço em 2027. Além dos turistas espaciais, a estação também funcionará como um laboratório para cientistas das diversas agencias especiais a fim de conduzirem experimentos em baixa gravidade. Segundo o site da Fundação, cada módulo residencial terá água corrente, ginásio, sala executiva, cozinha, bar, hospedagem e um espaço para acomodar a equipe que trabalhará na “primeira construção espacial comercial da história”.

Representação artística de um quarto de luxo do Voyager Class Space Station

Um dos quartos de luxo do Voyager Class Space Station

Representação artística de quarto do Voyager Class Space Station

Vista da Terra em quarto do hotel

Conheça o hotel mais antigo do mundo, gerido pela mesma família há mais de 1300 anos

Antes mesmo da inauguração do Voyager Class Space Station, o projeto já se envolveu em polêmica, por conta do nome que anteriormente carregava. Originalmente intitulado Von Braun Station, o hotel espacial homenageava assim Wernher von Braun, um engenheiro aeroespacial alemão que liderou o desenvolvimento de foguetes para o Partido Nazista, ainda que posteriormente Von Braun tenha afirmado que seu envolvimento visava somente não interromper seu trabalho e se proteger das perseguições aos comunistas.

Quadra de basquete com baixa gravidade no hotel Voyager Class Space Station

Quadra de basquete com baixa gravidade no hotel

NASA abre processo seletivo para astronautas; entenda como participar

Anos mais tarde o engenheiro viria a se tornar uma das mais importantes lideranças dentro da NASA durante o período de corrida espacial, que levaria a Apollo 11 a pousar na lua, em 1969. De todo modo, a controversia levou o nome do hotel a ser alterado.

Detalhe de restaurante no hotel

“A estação não era sobre ele, mas sim baseada em seus designs, e no apreço por suas contribuições à ciência e à pesquisa espacial”, afirmou John Blincow, da Fundação Gateway. De acordo com Tim Alatorre, arquiteto senior na OAC, o nome mudou, mas o objetivo segue sendo o mesmo: “Criar a cultura aeroespacial na qual pessoas viajem ao espaço ou mesmo vivam por lá”.

Outro detalhe do restaurante no espaço no hotel

Outro detalhe do restaurante no espaço

A incrível história do cosmonauta que ficou ‘preso’ no espaço porque seu país deixou de existir

A Voyager Class Space Station não é, no entanto, o primeiro projeto de um hotel especial de luxo: a Orion Span Inc. também anunciou, em 2018, a inauguração de seu hotel espacial para, pasmem, 2021. As mudanças que o mundo viveu de lá pra cá, porém, também atrasaram essa inauguração extraterrena, e a concorrência não será tímida, pois a NASA também anunciou, em 2020, a pretensão de inaugurar seu hotel espacial em 2024.

A "roda" do Voyager Class Space Station

A “roda” do Voyager Class Space Station

Publicidade

© fotos: divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, Vitor Paiva é doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores, publica artigos, ensaios e reportagens.