Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
A educação chega de caminhão às crianças em quarentena em uma zona rural mexicana, pelas mãos e rodas do professor Salvador Olvera Marín. Improvisando uma sala de aula a céu aberto com uma lousa adaptada à parte de trás de seu próprio veículo e sempre mantendo os protocolos de segurança, Marín encontrou uma solução para seguir ensinando aos alunos que estão em casa por conta da Covid-19 – mas que não podem ter aulas online por não terem meios de se conectar à internet.
O professor ensinando em sua sala de aula ao ar livre © Twitter: @fherdsan
-Professor vivendo em carro ganha ajuda de R$ 150 mil de ex-aluno
O professor vive na cidade de La Sierra de Querétaro e, desde março do ano passado – quando as aulas foram suspensas na escola Miguel Hidalgo, na comunidade de San Pedro Escanela a cerca de 350 km da Cidade do México – encontrou essa solução humanitária e efetiva para o dilema das aulas durante a pandemia. Viajando até pontos próximos da casa dos alunos, o professor passou a “montar” sua sala de aula ao ar livre e sempre de máscara, para assim seguir lecionando e respeitando as exigências sanitárias dos pandêmicos tempos atuais – especialmente para os alunos que não possuem computador, smartphone ou meios de se conectar à rede para aulas remotas.
O professor viajava até os alunos, que às vezes se sentam à beira da estrada para as aulas © Twitter: @fherdsan
– Queniano eleito melhor professor do mundo doa 80% do salário a quem não tem nada
Os custos de transporte e dos equipamentos de segurança são pagos pelo próprio professor, que gosta de lembrar que uma pandemia não é uma oportunidade de férias, e por isso faz questão de lecionar. “Não é o mesmo desempenho de quando você está na escola presencialmente, mas para mim é muito satisfatório que as crianças estejam progredindo”, comentou Marín, em entrevista para o site mexicano El Queretano. “Seria pior se não fizéssemos nada. Sempre que posso durante a semana estou com eles, até aos sábados”, afirmou.
Segundo Marín, as aulas acontecem seguindo protocolos e mantendo os hábitos de segurança para evitar qualquer possibilidade maior de contágio. “Falamos de máscara e levamos gel no caminhão. Reunimos duas ou três crianças em lugares determinados – os que não consigo visitar em um dia, vou no dia seguinte”, comentou. As aulas muitas vezes acontecem na beira da estrada, com carteiras improvisadas ou mesmo com as crianças sentadas ao meio-fio ou diretamente no chão.
Os custos das aulas remotas são pagos pelo próprio professor © Twitter: @vickolvera3
-Isso explica porque o ensino na Finlândia é um dos melhores do mundo
Os cadernos, gizes, a lousa e outros materiais de trabalho – incluindo gasolina e manutenção do veículo nas viagens – também vem sendo custeados pelo próprio Marín, que agora luta para conseguir uma fotocopiadora para seguir com sua luminosa iniciativa de educação volante. “Estamos batalhando por uma fotocopiadora pois a que tínhamos quebrou. Já solicitamos ao governador, estamos aguardando o tramite para ver se ele nos proporciona, pois temos que copiar os trabalhos para entregar aos alunos”.
O professor recebendo a homenagem do congresso mexicano © Cortesía LIX Legislatura
-Projeto de escola inspirado em casa na árvore conecta crianças com a natureza
Apelidado de “Chava”, o professor se tornou uma espécie de celebridade local depois que as fotos de suas aulas na pandemia viralizaram. Com isso, a Comissão de Educação e Cultura do Congresso do México decidiu recentemente lhe homenagear e celebrar seu trabalho, que encarna o sentido mais profundo da mais importante das profissões.
Publicidade
Ao mesmo tempo em que boa parte da população mundial vive em condições de pobreza, o apetite pelo consumo faz com...
Para reduzir a quantidade de sódio colocado nos alimentos sem renunciar ao sabor que uma pitada de sal pode trazer,...
Quem nunca sonhou voar ou não enfrentar mais trânsito para ir ao trabalho, agora é realidade. O Martin Jetpack...
Mais de trinta famílias do semiárido paraibano estão consumindo água potável graças a um projeto criado por...
Um grupo de pesquisadores da Universidade Estadual de Washington, nos Estados Unidos, criou um sistema computacional...
O trânsito das grandes cidades está, pouco a pouco, colaborando com aqueles que se recusam a andar de carro. Um...
Criado em 2003 em Genebra, na Suíça, o World Summit Awards (WSA) é uma competição internacional que busca...
Definitivamente a empatia, o espírito de transformação, o desejo de ajudar o outro e mudar o mundo são forças que...
Os benefícios oriundos da legalização da maconha em diversos estados americanos são tantos que surpreendem até as...