Futuro

Profissões do futuro: quais são e que habilidades requerem?

por: Vitor Paiva

Quais são as profissões do futuro? O que podemos esperar profissionalmente de um mundo movido por revoluções tecnológicas e em constante transformação? Quais habilidades e conhecimentos o profissional de sucesso terá de possuir?

Não é por acaso que esse tema é um dos mais pesquisados na internet hoje: muitos desses trabalhos do amanhã já existem, e se valorizam ao ritmo em que a realidade se transforma. Junto com o mundo, afinal, naturalmente mudam nossos interesses, nossas necessidades, nossos desejos, nossos problemas e soluções – nossa profissões.

reunião profissional remota

O trabalho remoto será cada vez mais recorrente no futuro

10 habilidades que te valorizam como profissional, segundo o LinkedIn

Assim, carreiras que no passado pareciam sólidas e perpétuas hoje correm risco de extinção, e outras que nem existiam, ou pareciam trabalhos exóticos e desnecessários, hoje se solidificam como profissões emergentes no mercado de trabalho atual, e principalmente no mercado por vir.

São trabalhos que em 2030, por exemplo, estarão no centro das atenções dos cursos e universidades como as mais importantes habilidades e competências para uma carreira estável e rentável amanhã.

Empresária trabalhando ao ar livre

Conhecer as constantes atualizações das revoluções tecnológicas será fundamental

Era assim que imaginavam os escritórios do futuro em 1969

Algumas opções de trabalho sempre foram e sempre serão sólidas e promissoras – como a medicina, que segue uma boa possibilidade profissional para futuro. Outras são tão recentes que precisam de explicação na mesma medida em que carecem de mão-de-obra especializada, como um gestor de resíduos ou um profissional de Big Data.

Escritório com equipamento de segurança contra a pandemia

Os escritórios poderão se alterar por conta da pandemia

As opções e possibilidades profissionais são muitas, como também são os desafios para os trabalhadores do futuro que seremos – e já somos.

Pesquisa e gestão de dados serão também habilidades importantes para as profissões do futuro

Conheça os 30 empregos mais bem pagos do futuro

Quais são as profissões do futuro e suas exigências?

Na hora de escolher qual faculdade cursar, ou um novo curso de especialização para iniciar, ou mesmo uma pós-graduação para ampliar as possibilidades de uma carreira, sua atenção pode se voltar para a lista de profissões do futuro abaixo – pois, como bem sabemos, o amanhã sempre começa hoje.

Tecnologia da Informação

Essa é uma profissão ainda pouco comum mas destinada a crescer cada vez mais no Brasil, já que o consumo de tecnologia seguramente só aumentará nas próximas décadas. Assim, profissionais que saibam criar, implementar e gerir sistemas de tecnologia, com especialidade em segurança de informação e ainda mais em desenvolvimento de softwares, soluções e apps terá um futuro profissional interessante garantido.

Mulher trabalhando remotamente

Criar e gerir sistemas de tecnologia é tarefa dos profissionais da Tecnologia de Informação

Profissionais de Big Data

Assim como acontece em nossos computadores e gadgets pessoais, as empresas também acumulam cada vez mais dados – e esse material precisa de um profissional capaz de organizá-lo e analisá-lo para transformar os dados em informações valiosas que possam melhorar a atuação da empresa. Utilizando conhecimentos em áreas como Análise de sistemas, Engenharia, Matemática, Marketing e até mesmo Psicologia, além de otimizar o funcionamento dos sistemas o Profissional de Big Data pode determinar, por exemplo, tendências de consumo, reações do mercado e mais.

Design de Inovação

Novas ideias, funcionalidades e invenções inteligentes capazes de se transformarem em produtos de sucesso e soluções interessantes para o mercado são o que hoje movem o mundo – e é isso que faz um ou uma Designer de Inovação. Com especialidade em análise de dados, projeção de tendências e principalmente visão de desenvolvimento industrial, esse ainda é um profissional incomum no mercado brasileiro, mas que inevitavelmente se popularizará em um futuro próximo.

Libido, Thanos e AI-5: As palavras mais buscadas por brasileiros no Google

Engenharia em Agronegócio

Produção de grãos de soja

A produção de soja é central no mercado atual do agronegócio

Focado em melhorias nas mais variadas áreas de produção agrícola e pecuária, a Engenharia focada no agronegócio atua em frentes como a agronomia, aquicultura, agrimensura, engenharia ambiental, florestal e de pesca. O trabalho procura não somente ampliar a produção em tais áreas, como principalmente e cada vez mais garantir a preservação dos rios, solos, florestas e do meio-ambiente como um todo – são profissionais cada vez mais importantes em um mercado em transformação e modernização radical, se tornando cada vez mais ecológico e necessário. Além de especialização e conhecimento técnico nas áreas supracitadas, é fundamental conhecimento e habilidade em gestão e business.

Gestão de Resíduos

Na mesma medida que a produção de lixo tragicamente só aumenta e, com ela, o impacto negativo que impõem ao meio-ambiente, cresce a importância da Gestão de Resíduos, profissional capaz de lidar com e solucionar o problema dos resíduos sólidos. As leis nacionais exigem a presença obrigatória desses profissionais com especialização em gestão do tratamento de água, esgotos, despejo correto de lixo, limpeza urbana, reciclagem e mais – trata-se de área multidisciplinar para profissionais com conhecimentos especiais também em gestão ambiental, saneamento ambiental, engenharia química, e tecnologia ambiental.

A primeira estrada feita a partir de resíduos de plástico foi inaugurada nos EUA

Medicina

Médica vestindo máscara

Tecnologia e novas doenças serão pautas centrais na medicina do futuro

Não é difícil compreender o motivo pelo qual a medicina é hoje e seguirá sendo uma carreira promissora, rentável e requisitada. E não somente pela atual pandemia e a preocupante emergência de novas doenças, mas também pelas evoluções tecnológicas dentro dos ramos médicos. Trata-se de abertura de carreira não só para médicos, mas também para os outros profissionais da área – como enfermeiros, técnicos, instrumentadores e tantos outros.

Cirurgias virtuais e prevenção de doenças por algoritmo serão realidade num futuro próximo

Marketing

O marketing outra profissão que é promissora hoje, e que especialistas sugerem que permanecerá assim no futuro: a competição entre empresas, a necessidade propagandear os determinados produtos e encontrar caminhos e meios para se destacar em um mercado cada vez mais concorrido. Tal análise inclui principalmente a dimensão virtual do marketing atual – para atrair clientes e consumidores em potencial dentro das redes sociais e outros meios digitais.

Psicologia do consumo: por que aceitamos produtos ‘novos’ que têm nomes de outros que já conhecemos?

Professor

Aluna recebendo aula remota

As aulas remotas surgiram como um novo desafio para os professores

Ainda que, na maioria dos casos e contextos, o mercado de trabalho para professores e professoras seja cada vez mais sucateado e tragicamente tratado com descaso, a importância dessa profissão é inversamente proporcional: atemporal e fundamental, o trabalho dos que lecionam seguirá sendo cada vez mais requisitado. Na frente pública ou privada, para as diversas etapas de ensino – do infantil ao fundamental, do médio às universidades, para formações técnicas ou tecnológicas, ensino de idioma e tantos mais – e incluindo as aulas online, remotas e virtuais o trabalho dos professores e professoras é ao mesmo tempo ancestral e o passo inicial para o futuro. Conhecimento em pedagogia, é claro, mas também em psicologia, pesquisa e até mesmo tecnologia serão fundamentais.

A ‘melhor professora do mundo’ não acredita em provas e deixa alunos escolherem o que aprender

Logística

Estoque, distribuição, armazenamento são partes do trabalho da logística

Uma empresa funciona tão bem quanto o trabalho do seu profissional de logística – desde as operações mais complexas e operacionais, até mecânicas mais essenciais como transporte, compras, armazenamento, entrega e distribuição serão parte fundamental do melhor funcionamento de uma empresa – e quem responde por isso é o profissional de logística, que será ainda mais importante no futuro. Esse profissional cada vez mais é capaz de reduzir custos e otimizar a produtividade de uma empresa, e que por isso deverá seguir sendo um caminho bem remunerado e promissor – com possibilidades no comércio e nos serviços.

Por dentro do gigantesco estoque da Amazon

Biotecnólogo

Melhorar a qualidade dos alimentos, produzir remédios mais eficazes e melhores, e ainda encontrar desenvolvimento com sustentabilidade são algumas das tarefas e possibilidades para a biotecnologia como carreira. Trata-se de carreira que costuma servir a setores industriais, agrícolas, ambientais e de saúde para a aplicação de conhecimentos químicos e biológicos para melhorar determinadas produções e produtos em tais áreas.

Os desafios de amanhã

Por mais variadas que sejam as carreiras mencionadas, todas as profissões do futuro exigirão um verdadeiro mergulho nas novidades e revoluções tecnológicas que hoje já pautam nossa realidade. Alguns mercados, claro, ainda não existem, mas provavelmente serão desdobrados das áreas de conhecimento aqui reunidas – a combinação dos conhecimentos determinados em cada área, portanto, é um dos maiores desafios para os profissionais que liderarão o mercado de trabalho no futuro.

O futuro começa hoje – e também o futuro profissional

As profissões aqui listadas foram inspiradas em matéria no site Mundo Vestibular, e se baseou em algumas das mais importantes consultorias de recrutamento profissional.

Publicidade

© fotos: Getty Images


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.


X
Próxima notícia Hypeness:
Maconha será legalizada em Nova York, que arrecadará R$ 2 bi com impostos