Futuro

Profissões do futuro: trabalho em 2030 passa por meio ambiente e cooperação homem e máquina

Redação Hypeness - 25/03/2021

O mundo do trabalho está se transformando há décadas e com o surgimento de novas tecnologias não vai ser diferente: as profissões do futuro já estão batendo na porta e é importante estar atento para os desafios que a próxima década vai nos propor como sociedade.

Novas funções nas esferas públicas e privadas serão exigidas e uma preparação ainda mais adequada deve ser feita o quanto antes. Temos certeza: as profissões de 2030 serão completamente diferentes do que as de hoje em dia.

Profissões do futuro: 2030 exigirá mais diversidade e sustentabilidade nas empresas

Se em 2005 alguém falasse que praticamente todas as pessoas do mundo teriam um celular e que quase todas as funções da nossa vida já estariam permeadas por algoritmos e inteligência artificial, duvidaríamos, pelo menos um pouco. 15 anos depois, tudo isso virou realidade: em cada canto de cada bairro há uma assistência técnica para celular e o machine learning descobre cada passo que vamos dar em nossas vidas.

– Conheça os 30 empregos mais bem pagos do futuro 

O mercado de trabalho vai se transformando. É só pensar nos novos profissionais que circundam nossa vida nos últimos anos e sequer existiam há muito tempo atrás: influenciadores digitais, motorista de Uber, entregadores de aplicativo, trader de bitcoin, streamers, e-atletas, enfim!  São diversas formas de levar o sustento para casa que há anos não existiam. E com a continuidade do avanço da tecnologia da informação, é difícil de acreditar que essas mudanças não continuem se intensificando.

Novas profissões irão surgir, mas quais serão os profissionais que vão desaparecer para que o mercado se transforme? E quais habilidades e competências para as profissões do futuro serão necessárias?

Um novo mercado de trabalho – quais serão as profissões do futuro (2030)?

Alguns setores da economia dos Estados Unidos já estão se preparando para a transformação no mercado de trabalho e sabe que ela vem com dois fatores importantes: eles devem ter relação com a tecnologia da informação e terão de ter uma pequena pegada de carbono, ou seja, as profissões do futuro são ecológicas.

Ao menos é o que propõem os parlamentares do partido Democrata Alexandria Ocasio-Cortez, deputada federal por Nova Iorque e Ed Markey, senador de Massachussets, através do chamado ‘Green New Deal’, ou ‘Novo Acordo Verde’. O projeto é uma tentativa de reaquecer a economia estadunidense através da mesma lógica do ‘New Deal’ que salvou os EUA após a crise de 1929.

Bernie Sanders e Alexandria Ocasio Cortez: esquerda estadunidense luta por uma renovação no mundo do trabalho através de um mercado verde

A ideia é reconstruir a economia e criar milhões de empregos verdes em indústrias de transformação ecológicas e encerrar as práticas que destroem o meio ambiente como a extração de petróleo, o fracking e a agropecuária extensiva, que prejudicam o meio ambiente.

– Linkedin: enfermeiro e gerador de conteúdo estão entre profissões em alta na América Latina 

A Brookings Institution, uma das principais think thanks de políticas públicas dos EUA já enxerga que esse plano se tornará realidade e recomenda às empresas e instituições de ensino superior que a educação para esses novos empregos seja priorizada, para que habilidades e competências para as profissões do futuro sejam dominadas pelos trabalhadores:

“Os novos trabalhos que podem ser criados pelo GND terão de ser pensados e será necessário um plano para conseguir derrubar as barreiras no mundo da educação e do treinamento profissional para que permitamos aos trabalhadores uma possibilidade de desenvolvimento. Nossas preocupações com a desigualdade social e econômica só crescem. Preparar o mundo do trabalho para o um futuro mais limpo é essencial”, afirma a organização.

Programação se tornará essencial para profissionais do futuro

Portanto, nós fizemos uma lista com as profissões do futuro para 2030:

Lista com profissões do futuro para 2030

Sabendo dessa transformação, decidimos listar algumas das funções profissionais que já são tendência e se consolidarão em 2030. Profissões do futuro são o caminho para entender os rumos que o planeta terá de seguir e, dessa forma, é possível ir se preparar até lá:

UX

A área de User Experience ou UX já é bem conhecida e certamente toda empresa de tecnologia já tem um núcleo para lidar com a experiência de seus usuários. Mas a tendência é que mais empresas no mundo da tecnologia se consolidem e esse tipo de trabalho acabe se tornando ainda mais necessário.

– ‘Laboratória’ forma programadoras que refinanciam o programa depois de empregadas 

A área engloba várias partes da análise do comportamento do consumidor com um produto específico: pesquisa, design, arquitetura da informação, design visual, escrita, enfim! Dentro da área de UX existem dezenas de funções mais especificadas e a tendência é que esse mercado só cresça nos próximos anos. O profissional de UX certamente já está em uma das profissões do futuro de 2030.

Desenvolvimento de sistemas

Também com o crescimento da tecnologia da informação, é natural que os profissionais que constroem os softwares e aplicativos que utilizamos nos desktops e celulares todos os dias. Com cada vez mais empresas e governos necessitando de uma grande quantidade de profissionais para desenvolver softwares mais avançados para lidar com a grande quantidade de dados que vamos lidar no futuro.

Analista de dados

A tecnologia da informação tem gerado um tipo de produto que vale ouro hoje em dia: dados. E as empresas estão cada vez mais expandindo seus bancos de dados com uma quantidade enorme de informações sobre o mundo.

Analista de dados vão se tornar essenciais para compreender o mundo que se apresentará em 2030

Analistas de big data, investigadores de dados e todas as outras formas de lidar com grandes quantidades de informação serão essenciais para o futuro do trabalho.

Gestão de resíduos

Com a necessidade de um mundo mais verde e sustentável, a gestão de resíduos se torna cada vez mais importante no mercado de trabalho. As indústrias, condomínios residências e até as big techs irão precisar dar um fim em seus resíduos e saber como lidar com o lixo se torna cada vez mais essencial. Por isso, os trabalhadores que conhecem a logística dos detritos serão profissionais com futuro garantido nas próximas décadas.

Consultoria de sustentabilidade

Com a necessidade das empresas se tornarem cada vez mais sustentáveis, os profissionais que deominam a sustentabilidade nos processos de produção serão cada vez mais necessários. Muitas companhias e governos não tem a expertise suficiente para transformar sua lógica de trabalho para se tornarem verdes, e consultores de sustentabilidade ficarão cada vez mais destacados no mercado de trabalho nos próximos anos.

Especialistas em responsabilidade social

O mundo cada vez mais precisa de empresas com diversidade racial, igualdade de gênero e inclusão de pessoas com deficiência e LGBTQIA+. Profissionais que conhecem as melhores formas de criar lideranças com diversidade das empresas se tornarão altamente  necessários no futuro e muitas empresas de grande porte já possuem núcleos de diversidade para melhorar sua gestão de pessoas.

E provavelmente, todas as outras…

Apesar das transformações, é difícil que profissões do mundo atual sejam realmente extintas: elas mudam de forma. Se você está longe de indústrias que destróem o meio ambiente – como a extração de minério, petróleo, enfim -, é provável que seu trabalho continue sendo valorizado. Jardineiros, construtores, jornalistas, atendentes de telemarketing, bombeiros, enfim, a maior parte das profissões vão continuar existindo; o importante é se atualizar sobre sustentabilidade e diversidade para continuar sendo um trabalhador antenado nas tendências que o mundo vai seguir em 2030.

Publicidade

Fotos: © Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.