Futuro

Purina lança ração feita a partir de proteína de insetos

Vitor Paiva - 03/03/2021 | Atualizada em - 09/03/2021

Sustentabilidade é palavra de ordem e urgência para todos os seres vivos do planeta e não só entre nós, seres humanos – os cães e gatos também farão em breve a sua parte, através do lançamento da nova linha de ração da marca Purina na Suíça. E a solução veio de um outro bichinho, que normalmente é sinônimo de incomodo, e que costuma ser retirado com pressa dos potes dos bichanos quando encontrados: os insetos. A chegada da linha Purina Beyond Nature’s Protein se explica pelo título – Purina Além da Proteína Natural trás alimentos para cães e gatos utilizando larvas de insetos como fonte alternativa de proteína nas rações.

Cientistas explicam por que o leite de barata pode ser o alimento do futuro

A larva utilizada vem de uma mosca negra criada na Holanda, e será somada às proteínas vegetais do milho e da fava para a fórmula. A novidade visa não só a saúde dos bichanos mas também do planeta: a produção de carne bovina é uma das indústrias mais poluentes do mundo, responsável por 7% de todos os gases de efeito estufa emitidos na atmosfera, por conta principalmente da fermentação entérica do esterco.

Casal troca presentes de casamento por doações para animais abandonados

A pecuária também se relaciona diretamente com queimadas e grandes desmatamentos, especialmente um países produtores como o Brasil, e por isso o uso de alternativas à proteína pode ser tão importante.

Cachorro que nasceu com um olho e duas línguas foi nomeado em homenagem a deus grego

“Estamos oferecendo uma alternativa nutritiva completa para cães e gatos, enquanto cuidamos dos recursos do planeta diversificando as fontes de proteína”, afirmou Bernard Meunier, CEO da Purina Petcare, em comunicado – além de emitirem menos gases, os insetos também demandam muito menos água e alimentos para sua criação. Além da combinação com favas e milho, a linha também traz receitas usando proteína de frango e fígado de porco. O lançamento da linha Beyond Nature’s Protein da Purina aconteceu na Suíça no final de 2020, mas aos poucos a ração feita a partir de larvas de insetos será distribuída também para outros países europeus.

Solar Foods: Startup finlandesa cria comida a partir de eletricidade, água e ar

“O novo alimento para os pets foi desenvolvido levando em consideração as diferentes necessidades nutricionais de cães e gatos, assim como seus paladares singulares”, afirma o comunicado da marca, ligada à Nestlé. “As fontes de proteína foram preparada para oferecer todos os aminoácidos essenciais que cães e gatos precisam, com diferentes porções de proteína de inseto para cada um”, diz o texto. O lançamento também é parte da parceria da Purina com a organização Reforest Action, que fará com que cada produto vendido se transforme em uma árvore plantada na Sumatra e na Indonésia.

Publicidade

© fotos: divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, Vitor Paiva é doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores, publica artigos, ensaios e reportagens.