Futuro

Emprego pós-pandemia passa por horários flexíveis e trabalho em equipe

Vitor Paiva - 30/03/2021 | Atualizada em - 31/03/2021

O impacto da pandemia sobre o mercado de trabalho veio para ficar, e o próprio funcionamento das empresas, nas contratações e no dia a dia de cada profissão, não passará com a vacinadiversas mudanças ocorridas direta ou indiretamente por conta da Covid-19 permanecerão no contexto pós-pandemia. Essa é a conclusão que alguns relatórios realizados sobre o tema sugerem ao avaliar não só as marcas que o contexto atual já provocou como também o futuro do ambiente do trabalho, que também deixará de ser majoritariamente em um escritório, e passará a ser em muitos casos nas nossas próprias casas.

Cenário de um home office

O home office veio pra ficar, mas manter a concentração e organização são desafios

-Profissões do futuro: trabalho em 2030 passa por meio ambiente e cooperação homem e máquina

Sim, a mudança para o trabalho em home office provocado pela exigência de quarentena já vem se tornando permanente em muitas empresas – segundo os relatórios, nem tudo serão más notícias para o futuro do trabalho. A avaliação é de que um excelente currículo seguirá sendo determinante, mas não será garantia de contratação e êxito para os candidatos, e uma série de habilidades complementares farão toda diferença.

Flexibilidade, crescimento e salário

O  levantamento realizado pela rede global de talentos digitais The Bridge concluiu que os requisitos que serão exigidos pelas empresas no contexto pós-pandêmico serão protagonismo, flexibilidade, alteridade e boa capacidade de trabalhar em equipe na hora da contratação. Para os candidatos, segundo esse relatório, as prioridades na hora de procurar um emprego serão flexibilidade de horários, possibilidade de trabalho remoto,  oportunidades de crescimento profissional e salário.

Reunião em chamada de vídeo

As chamadas de vídeo se tornaram onipresentes, exigindo boas conexões à internet em casa

-Coronavírus: pensador diz que pós-pandemia pode ser de sofrimento ou solidariedade

As habilidades técnicas e a experiência deverão se somar às chamadas às chamadas soft skills – habilidades comportamentais mais subjetivas, como criatividade, adaptabilidade, inteligência emocional e persuasão, capazes de promover uma boa relação em equipe e desenvoltura com a cultura organizacional – como elementos fundamentais em um processo seletivo. A The Bridge é especializada em recrutamento e seleção de profissionais de tecnologia como Desenvolvedores e Cientistas de dados.

Modelo híbrido

De acordo com o relatório lançado pelo Glassdoor, plataforma de recrutamento e avaliação de empresas, mesmo que a tendência do home office se confirme como realidade, o trabalho nos escritórios voltará. Não será, porém, como era antes, e em muitos casos seguirá um modelo híbrido, dividindo a semana entre dias presenciais e outros em que o trabalho será feito de casa.

Escritório com marcas para distanciamento social

A volta aos escritórios incluirá protocolos de distanciamento social e máscaras

-93% dizem ser mais produtivos trabalhando longe do escritório, aponta estudo

O quadro extremo provocado pela pandemia acendeu também a mobilização por causas sociais importantes, e tais pautas já estão sendo levadas para o contexto corporativo: por isso, segundo a Glassdoor, 76% das pessoas entrevistadas apontaram a diversidade na equipe como um fator determinante tanto na hora de procurar um emprego quanto para avaliar uma determinada empresa. Além disso, ações como a abertura de vagas inclusivas e afirmações pela diversidade serão recorrentes nas mais variadas empresas. O relatório da Glassdoor foi apresentado em reportagem do site Na Prática.org.

Estabilidade e segurança

Cargos específicos sentiram queda na oferta de emprego pelas exigências da quarentena – como de especialistas em beleza, serviços administrativos e recepcionistas, por exemplo, segundo o relatório – enquanto outros se revelaram essenciais no periodo. Trabalhos com vendas online, enfermagem, medicina e tecnologia, no entanto, cresceram consideravelmente. Outro impacto determinante da pandemia é a busca por estabilidade e previsibilidade nos empregos.

Escritório com divisórias de vidro

Divisórias em acrílico ou vidro também se tornaram recorrentes no contexto dos escritórios

-Carreiras em ascensão: em quais ficar de olho no mercado de tecnologia

Segurança e benefícios se tornarão cada vez mais palavras de ordem, e diferenciais na contratação e avaliação de uma empresa. Assim, planejamentos por aposentadoria, plano de saúde, garantias e agendas flexíveis também serão pautas cada vez mais frequentes e importantes. O relatório completo da Glassdoor pode ser baixado em inglês aqui.

Mulher de negócios trabalhando em casa

O futuro do trabalho terá de ser mais flexível, humano, especializado, eficaz e estável

Publicidade

© fotos: Getty Images


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, Vitor Paiva é doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores, publica artigos, ensaios e reportagens.