Futuro

Linkedin: enfermeiro e gerador de conteúdo estão entre profissões em alta na América Latina

por: Redação Hypeness

Apesar do quadro de desemprego generalizado e crise econômica severa, a pandemia de covid-19 também provocou aumento na demanda de algumas profissões na América Latina.

Quem explicou tal quadro foi Ramiro Luz, diretor de Soluções de Talento do Linkedin para a América Latina, em entrevista para a BBC News Mundo, o braço em espanhol da BBC – apontando especial crescimento nos setores de saúde e tecnologia, devido ao impacto do novo coronavírus e às exigências de quarentena.

Programadora trabalhando em um computador

Programadores e desenvolvedores estão entre as profissões em alta na região

-Linkedin cresceu com pandemia e estes são os cursos mais procurados nos últimos 12 meses

O setor de tecnologia foi o que mais ganhou campo na região, especialmente com empresas digitalizando seus negócios e acelerando processos tecnológicos que poderiam levar anos ou nunca acontecer.

O crescimento do comércio eletrônico também alavancou o aquecimento da área, e por isso, por exemplo, o trabalho dos desenvolvedores de web front-end e back-end – para a criação de softwares com os quais os usuários interagem e para programar os ‘bastidores‘ dos serviços digitais respectivamente – também cresceu. Da mesma forma, a demanda por engenheiros de dados, responsáveis pelo levantamento das tendências em conjuntos de informações e o desenvolvimento de algoritmos para otimizar a divulgação e os serviços de determinada empresa, também segue em alta.

Programadores trabalhando juntos

O setor tecnológico foi o que mais cresceu nas mais variadas frentes na América Latina

-Estas 6 graduações são o futuro do mercado criativo

A mesma tendência torna o trabalho dos especialistas em marketing digital e de direção e coordenação de comércios eletrônicos em forte crescimento na região segundo Luz. O mesmo vale para o gerador de conteúdo digital – redatores, animadores, ilustradores, editores de vídeo e artistas 3D que realizam os conteúdos que tanto consumimos na internet atualmente.

Usuário realizando compras online

A quarentena fez crescer a demanda por serviços de comércio eletrônico

-Conheça 10 profissões bizarras do passado que não existem mais

A ampliação da digitalização das empresas significou também o aumento em outras áreas de atuação, como delivery, calls center e mais: assim, o trabalho dos representantes de atendimento ao cliente, segundo o diretor do Linkedin, vai também em alta por aqui – assim como do especialista em desenvolvimento empresarial, focado em identificar novas oportunidades de negócios e crescimento para a empresa.

Caixa de frutas e legumes comprada online

Produtos como frutas e legumes também passaram a ser vendidos por e-commerce com a pandemia

Profissionais de saúde

Uma área que cresceu especialmente no México, a segunda maior economia da América Latina, foi o serviço dos agentes imobiliários e outros membros deste ramo, como gerentes de propriedade e consultor. Além do avanço tecnológico, outra tendência em alta na América Latina apontada por Ramiro Luz é também especialmente triste: a pandemia fez crescer a demanda por profissionais de saúde.

Enfermeira vestida com equipamento de segurança

O trabalho de enfermeiras e enfermeiros cresceu em demanda especialmente no Brasil

-Após essa foto poderosa viralizar, mães lançam movimento pra mostrar a importância e o amor de enfermeiras

A necessidade de trabalhadores como enfermeiros e equipes de apoio à saúde em geral – como profissionais da limpeza, auxiliares de enfermagem, fisioterapeutas e outros – cresce ao ritmo do trágico descontrole da pandemia, especialmente no Brasil. Da mesma forma, aumentou em muito a procura por médicos, profissionais de saúde mental e todos os tipos de pessoas que atuam na área.

Enfermeira descansando

A pandemia ampliou a demanda por todos os profissionais de saúde na região

A reportagem com Ramiro Luz para a BBC Mundo por ser lida aqui.

Publicidade

© fotos: Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.


X
Próxima notícia Hypeness:
Roma finalmente terá 1ª controladora de tráfego mulher sobre a icônica plataforma da Pizza Venezia