Arte

‘Space Jam 2’, com LeBron James e diretor de ‘Pantera Negra’, não irá sexualizar Lola Bunny

Vitor Paiva - 17/03/2021

A sequência do filme Space Jam traz diversas semelhanças com o lançamento original dos anos 90, mas uma diferença essencial: enquanto as maiores estrelas da NBA também protagonizam essa nova mistura entre live-action e animação, em ‘Space Jam: Um Novo Legado’, a personagem Lola Bunny terá o visual transformado em uma versão menos sexualizada.

Passados 25 anos do primeiro lançamento, o astro dos Lakers LeBron James entra em cena ao lado de personagens Looney Tunes para combater nas quadras de basquete o time de monstros animados no lugar de Michael Jordan, que estrelou o primeiro filme da franquia – e a personagem feminina de animação virá em uma versão “atualizada” para o pensamento atual.

LeBron James "junto" dos personagens Looney Tunes em divulgação de Space Jam 2

LeBron James “junto” dos personagens Looney Tunes em divulgação de Space Jam 2 © divulgação

Looney Tunes recria desenhos com personagens clássicos sem armas

“Estamos em 2021. É importante refletir a autenticidade de personagens femininas fortes e capazes”, afirmou o diretor Malcolm D. Lee em entrevista recente. “Por isso, repaginamos muitas coisas, não apenas sua aparência, como ter certeza de que ela tinha um comprimento adequado em seus shorts e era feminina sem ser objetificada, dando a ela uma voz real”, afirmou.

No primeiro ‘Space Jam’, lançado em 1996, Lola Bunny vestia um uniforme diferente e mais curto do que os outros personagens, assim como uma postura mais adulta e sexualizada. O novo filme é produzido por Ryan Coogler, diretor de ‘Pantera Negra’.

Comparação entre Lola Bunny em 1996 (à esquerda) e na versão atual nos filmes Space Jam

Comparação entre Lola Bunny em 1996 (à esquerda) e na versão atual © reprodução

NBA: 1º atleta assumidamente gay desenha o que é privilégio branco e critica aumento do racismo

“Vamos fundamentar suas proezas atléticas, suas habilidades de liderança e torná-la um personagem tão completa quanto os outros”, concluiu o diretor.

A reformulação se baseou tanto na revisão da função e representação da personagem feminina de modo geral, como também pelo fato de se tratar de um filme infantil, e por isso o novo uniforme da personagem é formado por uma camisa regata, um short mais longo e uma segunda pele cobrindo parte das pernas sob o short. O lançamento do novo ‘Space Jam’ está agendado para 14 de julho de 2021, e o vilão do filme será vivido pelo ator Don Cheadle.

Elenco de estrelas da NBA

Além de LeBron James, estarão em ‘Space Jam: Um Novo Legado’ os jogadores Anthony Davis, companheiro de James nos Lakers, Damian Lillard, armador do Portland Trail Blazers, Klay Thompson, ala-armador do Golden State Warriors, Draymond Green, pivô também do Warriors e Chris Paul, armador do Phoenix Suns assim como, da WNBA, as jogadoras Diana Taurasi, armadora do Phoenix Suns, Nneka Ogwumike, ala-pivô do Los Angeles Sparks, e Chinenye Ogwumike, ala-pivô também do Sparks. Junto de tais atletas, estrelam o filme o dream team da Looney Tunes, com Pernalonga, Patolino, Marvin, o Marciano, Piu-piu, Frajola, Ligeirinho e, claro, Lola Bunny.

Capa da revista Entertainment Weekly sobre Space Jam 2

Capa da revista Entertainment Weekly sobre o filme © reprodução

A história por trás da foto que originou o logo da NBA

O primeiro Space Jam tornou-se um marco, não só pelo imenso sucesso comercial do filme, mas também por ajudar a popularizar ainda mais a NBA e o próprio Michael Jordan, que então retornava às quadras em 1996 para ganhar mais três títulos pelo Chicago Bulls e se confirmar como o maior jogador de basquete da história.

Michael Jordan e os personagens em cena do primeiro Space Jam, de 1996

Michael Jordan e os personagens em cena do primeiro Space Jam, de 1996 © reprodução

Primeiro Air Jordan é vendido por 560 mil dólares. Afinal, qual o hype do mais icônico tênis esportivo?

Ao lado de Jordan, jogadores como Charles Barkley, Patrick Ewing, Larry Bird, Larry Johnson e Mugssy Bogues ajudaram a fazer de ‘Space Jam’ um filme emblemático dos anos 90 – que arrecadou mais de US$ 230 milhões de dólares em todo o mundo para se tornar o filme de basquete mais lucrativo de todos os tempos.

Publicidade

© fotos: créditos


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, Vitor Paiva é doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores, publica artigos, ensaios e reportagens.