Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Segundo uma investigação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o famoso “Tesouro de Colares” é real. Tratam-se de dezenas de moedas do tempo do Brasil Império que foram encontradas no quintal de uma senhora moradora de Colares, no interior do Pará.
– Naufragado há 113 anos, navio é encontrado com mais de R $ 300 bilhões
As moedas foram encontradas em grande quantidade e foram até vendidas no Mercado Livre; caso é investigado pela Polícia Federal. Novas medidas foram tomadas após constatação de veracidade dos itens
O caso tomou as redes sociais; a pacata cidade de Colares entrou em transe. Escavando o quintal de uma senhora de 77 anos, foram mapeadas muitas moedas do tempo do Brasil Império. Segundo o Iphan, as moedas datam de 1816 a 1841.
– Este pequeno agricultor de Cuiabá doou 780 moedas antigas ao Museu Nacional
Suspeita-se que a origem do tesouro venha da movimentação portuária na cidade litorânea. Embarcações costumavam passar pela região antes de seguir para a capital do estado, Belém.
As moedas causaram frisson e a dona da propriedade onde as moedas foram encontradas teve de se mudar do local, que passou a ser frequentada por pessoas que buscavam colocar a mão no tesouro. Muitas das moedas foram vendidas, mas elas devem ser devolvidas ao Instituto do Patrimônio Histórico.
Ainda segundo a instituição, “toda a área averiguada é de interesse à pesquisa arqueológica, havendo a necessidade de se realizar uma investigação mais específica”, disse.
– Artista deixa 100 mil moedas de 1 centavo em fonte abandonada pra testar a reação das pessoas
“Concluímos que as moedas retiradas no município de Colares são bens arqueológicos e não “tesouros” passíveis de apropriação e comercialização. Por se tratar de bens da União, não há, nesse caso, a possibilidade de inferir um valor estimado visto que o aproveitamento econômico, ou seja, a comercialização desta tipologia de bem é proibida, conforme Lei Federal 3.924 de 1961″, afirmou o órgão ao UOL.
Publicidade
Um projeto revogando a Lei de Segurança Nacional foi aprovado pela Câmara dos Deputados no último dia 4. Com texto...
Em uma história profundamente trágica, ao menos uma injustiça pôde ser evitada, e aquele que parecia o vilão em...
A polícia de São Paulo está investigando o líder religioso Gê Marques por denúncias de abuso sexual. Ao menos 15...
Uma cena inusitada e nada engraçada aconteceu na China. Uma mulher reagiu ao assédio sexual do chefe batendo nele com...
“Que solidão, né minha filha?”, disse Drauzio Varella para Susy de Oliveira Santos, após ela responder, em...
O funeral da Rainha Elizabeth II acontecerá na segunda-feira (19 de setembro) e uma série de detalhes vem sendo...
O ginecologista e obstetra Renato Kalil sofreu novas acusações de crimes sexuais e violência obstétrica. Na semana...
A luta pela legalização do aborto no Brasil ganha novo capítulo e, a depender do desfecho, pode significar um...
Uma campanha publicitária do Clube de Criação chamada 'Crise, Crie', desenvolvida pela agência Wieden+Kennedy...