Debate

Tesouro achado em quintal de casa no Pará possui moedas de 1816 a 1841, diz Iphan

Redação Hypeness - 03/03/2021

Segundo uma investigação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o famoso “Tesouro de Colares” é real. Tratam-se de dezenas de moedas do tempo do Brasil Império que foram encontradas no quintal de uma senhora moradora de Colares, no interior do Pará.

– Naufragado há 113 anos, navio é encontrado com mais de R $ 300 bilhões

como moedas encontradas em Colares, no Pará

As moedas foram encontradas em grande quantidade e foram até vendidas no Mercado Livre; caso é investigado pela Polícia Federal. Novas medidas foram tomadas após constatação de veracidade dos itens

Tesouro do Brasil Império 

O caso tomou as redes sociais; a pacata cidade de Colares entrou em transe. Escavando o quintal de uma senhora de 77 anos, foram mapeadas muitas moedas do tempo do Brasil Império. Segundo o Iphan, as moedas datam de 1816 a 1841.

– Este pequeno agricultor de Cuiabá doou 780 moedas antigas ao Museu Nacional

Suspeita-se que a origem do tesouro venha da movimentação portuária na cidade litorânea. Embarcações costumavam passar pela região antes de seguir para a capital do estado, Belém.

As moedas causaram frisson e a dona da propriedade onde as moedas foram encontradas teve de se mudar do local, que passou a ser frequentada por pessoas que buscavam colocar a mão no tesouro. Muitas das moedas foram vendidas, mas elas devem ser devolvidas ao Instituto do Patrimônio Histórico.

Ainda segundo a instituição, “toda a área averiguada é de interesse à pesquisa arqueológica, havendo a necessidade de se realizar uma investigação mais específica”, disse.

– Artista deixa 100 mil moedas de 1 centavo em fonte abandonada pra testar a reação das pessoas

“Concluímos que as moedas retiradas no município de Colares são bens arqueológicos e não “tesouros” passíveis de apropriação e comercialização. Por se tratar de bens da União, não há, nesse caso, a possibilidade de inferir um valor estimado visto que o aproveitamento econômico, ou seja, a comercialização desta tipologia de bem é proibida, conforme Lei Federal 3.924 de 1961″, afirmou o órgão ao UOL.

Publicidade

Fotos:  Prefeitura de Colares/Reprodução


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.


Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Frio trouxe neve, medo de morrer e alerta em SP para mínima de -3º C