Debate

Twitter: thread reúne falas racistas contra amarelos para você nunca mais usar

por: Redação Hypeness

Atlanta, capiral do estado da Georgia, nos Estados Unidos, foi palco da chacina de um grupo de mulheres asiáticas por um supremacista branco. Um homem entrou em um spa e assassinou a tiros seis mulheres de ascendência coreana. As autoridades estadunidenses já confirmam a tese de um crime de ódio.

– Embaixada da China acusa Weintraub de racismo: ‘declarações absurdas e desprezíveis’

Após crime de ódio contra homem de ascendência vietnamita na Califórnia, família protestou contra o racismo contra pessoas asiáticas nos EUA

O racismo contra pessoas de ascendência asiáticos é muito comum e normalizado e, infelizmente, ganhou força com a eleição de Donald Trump, que usou termos racistas para se referir ao asiáticos e à covid-19.

Piadas com traços físicos ou estereótipos sobre pessoas amarelas são naturalizados pela sociedade, mas não deveriam ser. Uma thread no Twitter decidiu mostrar como esse tipo discriminação racial opera. Dá uma olhada:

– Ele desenhou os motivos pelos quais não devemos chamar asiáticos de ‘japa’ e dizer que são todos iguais

– ‘Não sou um vírus’: ação debate racismo contra asiáticos por coronavírus

Se você quiser acompanhar a thread inteira, recomendamos que acesse o aplicativo do Twitter. A interessantíssima postagem da Yan mostra diversos tabus que circundam a vida dos amarelos no Brasil: estereótipos, fetichização e fragilização contínuos, o que mostra o impacto desse tipo de discriminação no nosso país.

Publicidade

Fotos: © Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.


X
Próxima notícia Hypeness:
Advogado é visto sem roupa em sessão: ‘Tem alguém nu aí’