Criatividade

Você sabia que a LEGO começou por causa de um incêndio?

Redação Hypeness - 15/03/2021 | Atualizada em - 23/03/2021

Antes de inventar o Lego, o dinamarquês Ole Kirk Christiansen (1891-1958) era apenas um carpinteiro. O trabalho com madeira não era voltado para criar brinquedos infantis, mas sim para produzir móveis e tábuas para bancos. Até que um incêndio, provocado acidentalmente, mudou sua vida. 

Os 5 melhores sets de LEGO inspirados em filmes

Bonecos Lego: marca dinamarquesa começou como negócio familiar e hoje vale US$ 6 bilhões.

O ano era 1924 e a loja da família Christiansen funcionava a todo vapor, quando os filhos de Ole, sem querer, colocaram fogo em alguns pedaços de madeira que estavam na fábrica. Isso destruiu a carpintaria e também a casa da família, que ficava no mesmo local.

Em 1947, ainda como reflexo da Segunda Guerra Mundial, havia pouca matéria prima disponível na Dinamarca para a produção de brinquedos e móveis. Porém, o plástico logo se tornou uma realidade e a Lego logo se apressou em comprar uma máquina de ingestão plástica para trabalhar com o material. 

Mulher constrói réplicas de casas reais em versão LEGO

Um dos primeiros artigos feitos com a máquina foi uma espécie de caminhão que poderia ser montado e desmontado. A ideia para criar blocos de montar veio quando uma outra empresa, a Kiddicraft começou a produzir algo semelhante e Ole e seu irmão, Godtfred, gostaram da ideia. Em 1953, as peças ganharam o nome que têm hoje. 

LEGO impressiona com lançamento de Coliseu com mais de 9 mil peças

A maior parte do inventário de brinquedos da empresa, feitos de madeira, foi queimada. Foi quando o filho de Ole, Godtfred, que também trabalhava na empresa, decidiu seguir apenas com produtos de origem plástica. A aposta deu certo: no fim daquele ano, o Grupo Lego já tinha mais de 450 funcionários. 

O nome “Lego” vem da expressão dinamarquesa “leg godt”. Em tradução livre, significa algo como “brincar bem”. Quase 70 anos após sua criação, tudo indica que crianças e adultos no mundo todo têm feito jus a isso. 

Três gerações de Christiansen: Ole Kirk Christiansen e Godtfred são os dois de cima.

Publicidade

Destaques: Unsplash // Foto 1: Unsplash  / Foto 2: Unsplash / Foto 3: Lego Company


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.


X
Próxima notícia Hypeness:
Obama, Angelina Jolie e Brad Pitt: os sósias de celebridades mais parecidos do mundo