Ciência

A lagarta que imita uma caveira gigante para assustar os predadores

Yuri Ferreira - 19/04/2021 | Atualizada em - 20/04/2021


A natureza é uma das coisas mais incríveis de todo o mundo. Você já ouviu falar na Phyllodes imperialis? Essa é uma das mariposas mais raras do mundo: comum na Austrália, na Nova Zelândia e em alguns locais de Papua Nova Guiné, ela também é conhecida como mariposa da asa-rosa, por ter alguns pelinhos em tons pink por baixa de suas asas escuras. Mas a fase mais surpreendente dessa imperial mariposa é a larval, quando ela ainda é uma lagartinha.

– Pintar olhos ‘fake’ no bumbum de bovinos está ajudando a salvá-los de leões 

Pequena lagarta se torna uma das mais belas mariposas da Oceania; apesar disso, elas estão ameaçadas de extinção

A largatinha da Phyllodes imperailis tem um recurso incrível. Essa larva emula dentes e um formato de caveira para afastar potenciais predadores e, muitas vezes é chamada de largarta-caveira.

– A vida boa da dupla de lobos preguiçosos que não levanta nem para uivar 


Essa espécie, que está em risco de extinção, apesar de meio assustadora, tem o costume de alimentar de frutinhas que já apodreceram. As larvinhas com carinha de caveira se alimentam da espécie Menispermaceae, uma fruta com efeitos venenosos para os seres humanos.

– As incomuns tartarugas albinas que mais parecem dragões 


Essa incrível exemplo de camuflagem na natureza fica nas costas da lagarta. Dessa forma, ela consegue se proteger dos potenciais predadores que vem pelas suas costas, conseguindo se proteger do foge da sua visão. Já os pelinhos rosas da sua forma desenvolvida, os pelinhos rosas acabam assustando os predadores e provendo o tempo necessário para que a mariposa escape das víboras. Mas pra gente, é só muito fofinho.

Publicidade

Fotos: Destaques: Divulgação/Departamento de Meio Ambiente da Austrália Foto 1: Wikipedia Commons


Yuri Ferreira
Jornalista formado na Escola de Jornalismo da Énois. Já publicou em veículos como The Guardian, UOL, The Intercept, VICE, Carta e hoje escreve aqui no Hypeness. No twitter, @porfavorparem.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.


Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Fóssil de 1 bilhão de anos esconde resposta sobre evolução dos animais