Arte

Agenda Hype em casa: 23 boas dicas culturais e gastronômicas para curtir nesta semana

Gabriela Rassy - 22/04/2021 | Atualizada em - 23/04/2021

Uma agenda com os lançamentos, lives, exposições, peças, poscasts, canais e bons restaurantes por delivery? Temos e amamos! Nesta semana, destaque das lives vai para os showcases do festival Nave Sonora, já em sua última semana.

Nos lançamentos musicais, só delícias. A rainha Ludmilla faz nova (e sexy) parceria com Xamã na faixa “Gato Siamês”, a Lamparina e a Primavera soltam mais uma faixa dançante – pra nossa alegria -; e Isa Sabino fala de amor em tempos de instabilidade social com “Antes”.

Amantes do cinema seguem bem amparados pelo Festival Sesc Melhores Filmes e pelo Cinema Brasileiro: Anos 2010, 10 Olhares. Já as exposições de destaque estão em tours virtuais no Farol Santander. Nos podcast, recomendo muito que ouçam todos do Prato Cheio, com destaque para o episódio “A Moça da Lata”.

Vem na minha!

#lives

Afetos | Instagram @casanaturamusical
22 de abril, quinta-feira, 19h
Grátis
Nesta edição do projeto com Kaê Guajajara (@kaeguajajara) e Edivan Fulni-ô (@edivanfulnio) falam sobre o tema do mês: “Nada Pode Nos Parar”.

Nave Sonora
Dias 22 e 23 de Abril
Grátis
Esta bela iniciativa da recém inaugurada plataforma Rede Xis (XYS Music Network), realiza sua primeira edição de modo totalmente online. Nesta semana acontece a última fase da programação exibindo 6 showcases inéditos, entre eles o de 1LUM3, projeto e persona de Luiza Soares que propôs no primeiro disco, “antinomia”, uma imersão em luzes, flashes e nuances sonoras, abrindo portas para o Trip-Hop nacional. Malu Magri também apresenta com seu EP “De uma para Outra” (2020) nesse mini-line up.

Inova com Rock Festival
23, 24 e 25 de abril
Grátis
A banda paulistana Do Culto ao Coma apresenta o álbum “IMAGO”, lançado em janeiro de 2021. O show acontece no domingo, 25/04, a partir das 19h, pelo canal oficial do evento. Na mesma noite se apresentam os grupos O Grilo e Violet Soda. Inova com Rock Festival tem ainda shows das bandas Der Baum, Sugar Kane, The Mönic, REX, MEE, Far From Alaska, Doze e Resilienz. Uma curadoria que mostra o rock vivo e pulsante na contemporaneidade.

4º Festival de Arte Vale do Paraíba | youtube.com/festivaldeartevaledoparaiba
21 a 25 de abril
Grátis
Reunindo cerca de trinta artistas de diferentes gerações da música brasileira, o festival presta um tributo ao cantor e compositor Paulo Simões através de releituras de canções como: “Vida Bela Vida”, “Mês de Maio”, “Viola e Vinho Velho” entre outras. Artistas como Cláudio Lacerda, Marcelo Sarti, Rodrigo Zanc, Renato Teixeira, João Oliveira, Francis Rosa, Marcio De Camilo, Nô Stopa, Osni Ribeiro, Arnaldo Silva, Bruno Sanches, Jackson Ricarte, Antonio Porto, Renata e Lia Marques, Levi Ramiro, Luciano Queiroz, Wilson Teixeira, Jica, Turcão, Jean Garfunkel, Rafa Virgulino, João Ormond, Chico Teixeira, além dos artistas Felipe Câmara, Jônavo e Bezão do Folk na Kombi, e o próprio artista homenageado Paulo Simões, se reunirão para exaltar artisticamente a cultura do Brasil e Terra como um organismo vivo.

Conexões Criativas Rec-Beat SP
De 19 a 30 de abril
Gratuito
Depois de uma edição histórica, marcada pela inovação nas experiências musicais digitais, com linguagem cinematográfica e cenários icônicos, que já soma mais de 300 mil visualizações, o Festival Rec-Beat estreia o Conexões Criativas Rec-Beat SP. A cantora, atriz, escritora e compositora Larissa Luz, o músico e empreendedor cultural Evandro Fióti e o produtor musical Pena Schmidt são alguns dos nomes que integram a programação. As atividades abordam temas como gestão de carreira, concepção visual, comunicação, home studio, jornalismo musical, festivais e feiras de música, performance e engajamento, colaboração artística e produção técnica e de álbuns e beats.

#lançamentos

Ludmilla e Xamã | Gato Siamês
Depois de participar do single Deixa de onda, também com DJ Dennis, Ludmilla repete a parceria com Xamã. A funkeira e o rapper do Rio de Janeiro chegam juntinhos nessa composição inédita de autoria da dupla. Só na sensualidadhy 😉

Lamparina e A Primavera | Ela Joga
Segundo single do grupo, depois de “Conversa Afiada”, a faixa rebolante mistura brega-funk com batucada de respeito. O clipe tem direção de Caio Vieira e participação de Raquel Cabaneco e Rian Filipe na performance.

Iza Sabino | Antes
Falar de amor em tempos de instabilidade social e política é um ato de resistência. E, quando essa mensagem parte de uma mulher negra LGBTQIA+, é algo ainda maior. Foi essa vontade de falar sobre afeto e leveza do amor que inspirou a rapper mineira e integrante do grupo Fenda, Iza Sabino, no single solo “Antes”. Lançada pelo selo MacacoLab (braço da A Macaco Indústria Criativa, responsável pelo megafestival Sarará), a faixa aborda a leveza do sentimento neste cenário de pandemia do novo coronavírus.

Submerso feat. Esteban Tavares | Coração Barulhento
Aposta do indie rock nacional, a banda Submerso acaba de divulgar a faixa, escancarando a falta da pessoa amada, de uma maneira bem intensa e propositalmente exagerada. Somam nesse arranjo, bateria, baixo e guitarra com atmosfera latina. Cartola e Nelson Cavaquinho são alguns dos mestres que inspiraram os artistas nessa composição. Para o videoclipe que acompanha a estreia, cenas do processo de gravação no estúdio “Boca do Cigano”. Captações foram feitas em 2019, antes da pandemia, por João Bonafé, da L’exquisite Films.

Hélio Morais | Murais
Um dos grandes agitadores da modernidade pop portuguesa, Hélio é integrante da banda Linda Martini e da PAUS. Produzido por Benke Ferraz e com participação de Giovani Cidreira e Paes, o disco marca a estreia do projeto solo de Hélio Morais, lançado pela Sony em Portugal e pela Primavera Labels no resto do mundo.

Marcelo Ricardo | Aos Meus Homens
Dedicado à sensibilidade e relações afetivas entre homens pretos, sob uma perspectiva das comunidades de terreiro, Marcelo Ricardo lança o projeto multimídia que inclui música, literatura e performance audiovisual. Nessa ação, um livro de poemas “Aos Meus Homens” será divulgado conjuntamente com o filme e trilha sonora ‘Adé’ (palavra em iorubá, usada no candomblé para denominar uma figura masculina que escolhe viver com o seu igual). Para o autor, o termo não se centra apenas no aspecto da sexualidade e, sim, busca ampliar o significado por um princípio da vivência comunitária e ancestralidade africana em seus versos.

#filmes

Kinolab Tela Digital
21 a 25 de abril
Grátis
“Isolamento e Pandemia”, “Cinema de Causa”, “Processos de Criação” e “A União Faz o Filme”: estes são os temas dos programas do Kinolab Tela Digital, dedicado a curtas-metragens brasileiros. Com o objetivo de dar visibilidade a filmes realizados principalmente por pessoas egressas de comunidades periféricas, cidades pequenas no interior do país e aldeias indígenas, foram selecionadas 20 produções. Finalizadas em 2020 e 2021, elas representando os estados da Bahia, Ceará, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo. As obras ficam disponíveis a partir das 20h do dia 21/04 até o final do evento (25/4).

Festival POE de Cinema Fantástico
21 a 30 de abril
Grátis
Em sua 6ª edição, o Festival POE se adapta às estruturas online com uma nova maneira de exibição de seus filmes e uma nova categoria para trazer maior diversidade ao evento. Serão exibidos 68 filmes na programação, entre produções nacionais e internacionais e mostra nacional competitiva. As grandes novidades dessa edição são a parceria com a Darkflix, maior plataforma de cinema fantástico da América Latina, e duas novas categorias: Queen Fantástico, com apresentação das Drag Queens Alexia Twister, apresentadora de “Nasce uma Rainha”, da Netflix, e a atriz Morgana Loren; e Anima Sanja, com animações do gênero terror.

47º Festival Sesc Melhores Filmes
Até dia 5 de maio
Grátis
O mais longevo festival de cinema de São Paulo repete a experiência de sucesso do ano passado e apresenta sua 47ª edição em formato online. Entre os dias 22 e 28 de abril, o público pode assistir o premiado “M-8 – Quando a Morte Socorre a Vida”, de Jeferson De, que levou este ano pelo voto do público os títulos de melhor direção nacional e melhor ator nacional para o protagonista Juan Paiva; “Com Amor Van Gogh – O Sonho Impossível”, de Mick Wecel; e “Alice Junior”, de Gil Baroni. A partir da quinta-feira, 22, às 20h, chegam também na plataforma clássicos premiados em anos anteriores do festival: “Segredos e Mentiras”, de Mike Leigh; e “A Vida dos Outros”, de Florian Henckel von Donnersmarck. Na sexta-feira, 23, é exibido em sessão única, às 20h, o vencedor de melhor filme nacional pela crítica e pelo público “Pacarrete”, de Allan Deberton. No sábado, 24, os também premiados pelo festival deste ano “Fim de Festa”, de Hilton Lacerda, e “Babenco – Alguém Tem Que Ouvir o Coração e Dizer: Parou”, de Bárbara Paz podem ser assistidos por 24h.

Cinema Brasileiro: Anos 2010, 10 Olhares
22 a 30 de abril
Grátis
Terceira parte de uma retrospectiva que começou em 2001 (referente ao cinema dos anos 90) e seguiu em 2011 (os anos 2000), o festival resgata parte significativa da filmografia nacional da última década que contou com uma produção múltipla. Serão exibidos, ao todo, 75 filmes (43 longas e 28 curtas) e 10 debates, disponíveis na plataforma Belas Artes à la carte, parceira do evento, que é produzido pela CUP FILMES, e financiado através da Lei Aldir Blanc. Além dos curtas e longas, o festival contará com debates gravados entre os curadores e curadoras de cada segmento e mais dois especialistas nos temas, que discorrerão sobre as obras e o conceito trazido pelo curador para rever a década.

#canais

Faro MPB
O programa democratizou o dial carioca ao longo de 13 anos ao dar espaço para novos nomes da música brasileira. Em março, o programa estreou na rádio Nova Brasil FM, elevando a sua relevância à escala nacional, já que ele é transmitido em mais de 400 cidades do país. Comandada pela jornalista e pesquisadora Fabiane Pereira, a atração semanal, que vai ao ar todas quintas-feiras, sempre às 22h, anuncia quem serão os convidados do mês de abril.  Nesta quinta, dia 22, tem entrevista com a dupla Anavitória, mas vale maratonar nas que já rolaram ao longo do mês, como Silva, Rubel e Luedji Luna.

Love Catto Live
Cada edição tem um tema. Filipe vai construindo o repertório junto com os fãs e desconstruindo aquela imagem de artista inatingível para se tornar um cúmplice da madrugada. A Love Catto Live não tem filtros: tem erros, vinhos, tela compartilhada, palavrões, processos artísticos, autoajuda, humor e, claro, palpites de como lidar com o crush. É Filipe Catto em sua essência mais espontânea. Neta semana, um especial sobre as cantoras transgressoras que nos inspiram a lutar contra o patriarcado, e com muito sangue nos olhos: Maysa, Amy Winehouse, Courtney Love, Fiona Apple e Britney Spears. Participação virtual de Letrux.

Love Catto Live

Love Catto Live

#podcasts

Prato Cheio
O podcast maravilhoso sobre alimentação d’O Joio e o Trigo lançou um episódio importantíssimo no começo de abril: A Moça da Lata. Nele,  Marina Yamaoka fala sobre como a Nestlé reescreveu os doces brasileiros. Quando o Leite Moça já não podia ser oferecido aos bebês, a corporação suíça se adaptou rapidamente. Beijinho, pudim de leite, papo de anjo: todas as receitas tradicionais foram adaptadas para fazer do Brasil um alvo preferencial dos produtos da empresa, que soube se posicionar como amiga e educadora de toda uma geração de donas de casa. Esse episódio entrevista a pessoa responsável por essa operação e traz um final surpreendente.

Prosa – Corpos Gordos, Corpos Políticos
O padrão criado e imposto em nossa sociedade coloca o magro como sinônimo de belo e saudável e exclui pessoas gordas por meio de um processo de desumanização. Fugir dessa normatização muitas vezes coloca indivíduos numa posição social inferior, simplesmente por serem gordas. O padrão cria para essas pessoas uma série de normas de vestimentas que sugerem que seus corpos devem ser escondidos. Além da pressão estética, gordos e gordas não se vêem contemplados na mídia, na política (e nas políticas públicas), nos espaços e na moda. Quebrar padrões, subverter maneiras de ser e se colocar no mundo e romper com as normas impostas para empoderar corpos gordos: essa é uma luta política. E pra falar sobre ela, recebemos Flávia Durante, criadora da Feira Pop Plus, Jupitter, do Rap Plus Size e Mari Rodrigues, responsável pela chegada dos manequins GG à Farm.

#livros

Pó da estrada: Escritos de João Carlos Sampaio
Baiano de Aratuípe, cidade que adorava com devoção, João Carlos Sampaio (1969-2014), jornalista, crítico cinematográfico e curador, era do tipo de pessoa que agrega, mobiliza e muito produz. Em 44 anos de vida, atuou pelo fortalecimento e pela visibilidade do cinema do Brasil e da Bahia, tendo sido um dos fundadores da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine). O livro reúne textos escritos por ele para jornais, revistas, mostras e projetos variados, além de um resgate poético de sua trajetória profissional e vida pessoal. A publicação, editada pela Editora Gris, tem organização e produção de Flávia Santana e Tais Bichara, curadoria de críticas de João Paulo Barreto e Rafael Carvalho, coordenação editorial de Lara Perl e projeto gráfico de Rafa Moo.

Vendas: www.editoragris.com.br

#visuais

A Arte da Moda – Histórias Criativas
Link para o tour
Com curadoria de Giselle Padoin, a exposição apresenta as relações entre arte e moda, além do desenvolvimento do trabalho de criação dos ateliês no Brasil e na Europa (especialmente na França). Dividida em dois andares, o tour permite que os visitantes apreciem, por meio de 170 itens, como vestidos, casacos, acessórios, fotos, vídeos de coleções clássicas e contemporâneas; a história da moda e a sua evolução do clássico ao contemporâneo. Entre os destaques estão estilistas e marcas como Coco Chanel; Christian Dior e Coleção Rhodia, além de Itens originais do vestido de Tarsila do Amaral, usado em seu casamento com Oswald de Andrade, inéditos ao público.

ExFinito 
Link para o tour
ExFinito apresenta a primeira grande mostra do artista chileno Iván Navarro no Brasil. Sob curadoria de Marcello Dantas e colaboração de Courtney Smith, artista visual e companheira de Iván, o passeio permite que o público conheça 14 obras de Navarro, além da instalação Escada (Caixa d’Água), intervenção externa na Praça Antônio Prado, localizado em frente ao Farol Santander. A ideia conceitual das obras é provocar dúvidas, potencializar os nossos sentidos e descobrir quem somos e o que refletimos, com elementos que exploram luzes, espelhos, vidros e eletricidade, para o envolvimento do espectador no trabalho desenvolvido pelo artista.

#cênicas

Todas As Pétalas Que Chorei Por Você | Youtube
23 a 26 de abril, sexta a segunda às 20h, com sessões extras no sábado e domingo às 16h
Grátis
Este, que é o primeiro texto de Thereza Andrada, ganha encenação por Renata Ricci em temporada online gratuita financiada pelo ProAc Expresso da Lei Aldir Blanc. No elenco estão as atrizes Laura La Padula, Lettícia Moraes e Thereza Andrada. A história é sobre três mulheres: Maria Eduarda, Maria Helena e Maria Fernanda. Elas estão vivendo diferentes momentos amorosos e devaneiam sobre o amor e suas dores e prazeres. Através destas figuras, as personagens representam momentos distintos dentro de um relacionamento, analisando uma visão da sociedade acerca de uma relação perfeita, as formas que lidamos com uma separação e os sentimentos que nos movem na antecipação de um início.

Scroll Roll
22 a 30 de abril
22/04 – 21h, 23/04 – 20h, 24/04 – 20h, 28/04 – 20h, 29/04 – 20h, 30/04 – 21h
Grátis
Scroll Roll é um aplicativo inventado para o encontro virtual dos personagens-intérpretes do espetáculo, que estreia dia 22 de abril, em transmissão pelo canal do espetáculo no Youtube, com texto de Antônio Rogério Toscano e direção coletiva do grupo. Em português significa “pergaminho” e também se refere ao ato de “rolar para baixo”, com intuito de atualizar o conteúdo do aplicativo no qual o usuário navega virtualmente. Contudo, nem sempre esse “rolar para baixo” tem um fim ou propósito definido, proporcionando uma sensação de falta ao sujeito.  No jogo, pistas e desafios aparecem para que eles avancem de fase. Eles falam sobre si, seus comportamentos, seus segredos, suas compulsões e tudo aquilo que não se deseja que se descubra que alguém procura na busca do Google.

#delivery

MASP A Baianeira
A partir desta sexta, 23/4, o restaurante passa a oferecer serviço de delivery –assim como a matriz, na Barra Funda. A entrega do restaurante comandado pela chef Manuelle Ferraz funcionará do café da manhã ao almoço de terça a domingo e será feita via Rappi e iFood. No cardápio, estão pratos como a feijoada (R$ 69), a moqueca de peixe do dia (R$ 73), o frango de rolo orgânico (R$ 48), o baião de dois vegetariano (R$ 47) e o cuscuz de milho com ovo caipira (R$ 15,90). Há ainda opções como o bolo de fubá orgânico com goiabada artesanal (R$ 14 cada), o beiju com queijo de Almenara, cidade natal de Manu (R$ 14,90 cada) e a matula de café da manhã com iogurte natural, granola artesanal, requeijão de corte na chapa, pão de queijo, pão de fermentação natural e banana da terra assada com melado e amêndoas (R$ 52). Além do já clássico pão de queijo –a caixa com 12 unidades vem congelada e eles podem ir direto do freezer para o forno (R$ 37,80).

Cantagalo Burger
A tradicional hamburgueria do Tatuapé, promove descontos especiais para os clientes aproveitarem o delivery da casa. De terça a quinta-feira é possível pedir combos deliciosos com preços especiais, que variam de acordo com o dia da semana. A Cantagalo Burger disponibiliza um cardápio diversificado, para agradar todos os paladares e trabalha com blends de carnes selecionadas e produtos artesanais, produzidos na própria hamburgueria.

Izzimo
Acaba de estrear na zona sul de São Paulo um restaurante que opera exclusivamente no delivery – e leva o lifestyle da gastronomia italiana para dentro da casa do cliente. Jovem e conectada, a nova marca é comandada pelo restaurateur Marcos Piazza, também sócio-proprietário da Trattoria Nacional, em Moema. O Izzimo celebra “o exagero” característico da Itália em pratos bem servidos criados pensando naquela refeição que traz conforto.

Publicidade

Foto: Divulgação


Gabriela Rassy
Jornalista enraizada na cultura, caçadora de arte e badalação nas capitais ensolaradas desse Brasil, entusiasta da cena musical noturna e fervida por natureza.