Arte

‘Alma de Cowboy’: Idris Elba em filme sobre história real de cowboys negros dos EUA

Redação Hypeness - 07/04/2021 | Atualizada em - 09/04/2021

O filme de ‘Alma de Cowboy’ trata de um grupo relativamente desconhecido entre nós brasileiros, mas que tem uma história incrível. Os caubóis negros da Filadélfia, cidade na Pensilvânia, nos EUA.

Trata-se de uma história de racismo, gentrificação e resistência em um dos corações do império. Finalmente, essa importante narrativa se tornou um longa, estrelado por Idris Elba e Caleb McLaughlin (‘Stranger Things’) e está disponível na Netflix.

– Cinema preto: 21 filmes para entender a relação da comunidade negra com sua cultura e com o racismo 

Filme conta a história de caubóis urbanos da Filadélfia, no coração da costa leste dos EUA

Uma história real

‘Alma de Cowboy’ é baseado em uma história real e se tornou um dos filmes mais vistos na Netflix Brasil no seu fim de semana de lançamento. Baseado no livro ‘Ghetto Cowboy’, de G. Neri, o longa-metragem acaba contando uma história sobre a modernização e industrialização dos Estados Unidos, passando por um dos fios condutores da trajetória do país: o racismo.

– ‘Medida Provisória’: Lázaro Ramos e Taís Araújo fazem ‘melhor filme desde ‘Cidade de Deus”, diz festival 

No filme, Cole (Caleb McLaughlin), um adolescente de 15, vai viver com seu pai Harp (Idris Elba) na Filadélfia. Naquele efervescente local, acaba por conhecer a cultura dos cowboys da cidade que existe há mais de 100 anos. A cultura se tornando uma forma de defensa contra o racismo que vai empurrando os pretos para a periferia da metrópole que está surgindo.

Assista ao trailer: 

O filme conta a história dos estábulos. Eles acabaram se tornando, graças a esses caubóis, um dos principais locais de organização, refúgio e renda para os negros da Filadélfia. Até hoje, a Fletcher Street, onde se passa boa parte de ‘Alma de Cowboy’, é um dos antros dessa luta. Diversos projetos sociais são realizados pelos cowboys em busca da manutenção dessa tradição.

– Chadwick Boseman recebe indicação póstuma ao ‘Oscar’ por filme com Viola Davis

‘Alma de Cowboy’ tem tido boas avaliações após seu lançamento na Netflix, garantindo a média de 77% na na opinião da audiência e da crítica no Rotten Tomatoes.

Publicidade

Fotos: Reprodução/Netflix


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.


X
Próxima notícia Hypeness:
‘Festival Afrikanse’ conecta Brasil com Angola, Cabo Verde e Togo