Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
O curta se chama “Save Ralph”, mas o objetivo da campanha da qual a animação faz parte é salvar não só o personagem coelho que batiza o vídeo, mas todos os animais ainda utilizados em testes para produtos de beleza ou farmacológicos em geral. Realizado como um falso documentário e se valendo de supostas pitadas de humor que na realidade funcionam como gritos de denúncia, o filme feito em stop motion conta com um grande elenco para “acompanhar” um dia de trabalho do coelho Ralph em um laboratório de testes cosméticos – e o resultado é de embrulhar o estômago e enfurecer corações.
A simpatia do personagem Ralph contrasta com o horror a que ele é submetido
Já na abertura, o narrador (dublado pelo comediante inglês Ricky Gervais) conversa com o coelho (cuja voz é dublada pelo diretor neozelandês Taika Waititi) sobre os efeitos que os testes já causaram a seu corpo – o personagem começa o filme cego de um olho, com uma orelha surda e enfaixada, e com queimaduras pelo corpo que, segundo a narração, só doem quando ele respira. “Está tudo bem. Nós fazemos pelos humanos, certo? Eles são muito superiores a nós, animais”, comenta Ralph, em um texto pungente e inclemente em sua trágica ironia.
“Eu sei que parece ruim, mas eu vejo da seguinte forma: é o meu trabalho”, comenta o personagem, depois de ser preso para mais um teste em um laboratório. “Se um só ser humano puder ter a ilusão de que seu batom, ou desodorante são mais seguros…”, ele diz, antes de ser interrompido por outros coelhos, que imploram por ajuda da “equipe” do documentário para fugirem dali. O que se segue é uma gráfica e contundente cena que, mesmo em animação, é capaz de afetar os mais sensíveis – com um segundo apenas de como são os testes com tais animais.
O personagem comenta que todos os seus parentes morreram em testes
A animação foi criada em parceria com o Arch Model Studio como parte de uma campanha da Humane Society of the United States pelo fim dos testes animais em todo o planeta, e traz ainda em seu elenco as vozes de Olivia Munn, Zac Efron, Pom Klementieff, Tricia Helfer e do brasileiro Rodrigo Santoro como participações especiais. “Nenhum animal deve sofrer ou morrer em nome da beleza”, diz a chamada que encerra o vídeo, após Ralph aparecer ainda mais debilitado ao fim do seu dia de trabalho – ou tortura.
Já são diversas as empresas que deixaram de utilizar testes em animais em seus processos de fabricação – alterando assim, em alguns casos, produções globais, e passando a ostentar selos de “cruelty free”, ou produto livre de crueldade. Para além de qualquer debate – o impacto nocivo dos testes sobre os animais é evidente e já está mais do que comprovado – o fato é que soluções alternativas já existem aos montes, e permitem que as produções cosméticas sigam a todo vapor sem precisar, para isso, torturar animais inocentes.
A animação conta com vozes como a de Ricky Gervais e do brasileiro Rodrigo Santoro
Um abaixo-assinado para proibir esses testes no Brasil já conta com quase 450 mil assinaturas no Change.org.
“Nenhum animal deve sofrer ou morrer em nome da beleza”, diz o slogan da campanha
Publicidade
Ao que parece, a Bela Gil não está sozinha na hora de fazer um churrasco de melancia. O restaurante nova-iorquino...
Parece uma sacola plástica, funciona como uma sacola plástica, mas não é feita de plástico: conheça a Avani Eco,...
Na luta pela proibição das touradas, grupos e instituições espanholas que zelam pelo bem-estar dos animais têm...
Há 5 anos o maior desastre ambiental brasileiro acontecia, de forma acintosa e criminosa, na região de Mariana, no...
O amado feijão com arroz brasileiro pode estar com os dias contados, e não somente pela crise econômica e o aumento...
O aquecimento global tem dado sinais um tanto macabros de sua ação na natureza. As temperaturas mais altas têm...
Como oferecer iluminação pública a baixo custo e de maneira sustentável? Um projeto realizado pela Eletropaulo...
A cada descarga de seis segundos que você dá, cerca de 14 litros de água limpa são desperdiçados. Em tempos de...
O youtuber Jimmy Donaldson, conhecido pelo canal MrBeast, atingiu 20 milhões de inscritos na plataforma. Para...