Tecnologia

Apple traz segredo retrô em seu novo sistema inspirado em antigo Macintosh

Vitor Paiva - 29/04/2021 | Atualizada em - 12/05/2021

Os novos iMacs da Apple incluirão um protetor de tela em seus sistemas que irá relembrar os primórdios da empresa e seus primeiros computadores: trata-se do clássico “Hello”, descanso que exibe a saudação sendo desenhada em letra cursiva e em diversas línguas e cores, e que fez história nos seus antigos computadores. A novidade é parte de uma série de pequenos tributos que a empresa vem fazendo à sua história, e a boa notícia é que, ainda que o icônico protetor de tela tenha sido anunciado como uma atração dos novos iMacs, ele também pode ser instalado nas máquinas que rodarem o sistema macOS Big Sur 11.3 – mas encontra-se escondido.

O protetor de tela "Hello", da Apple

O emblemático protetor está “escondido” no novo sistema

-O primeiro iPhone foi feito em 1983

Segundo o site MacRumors, para encontrar e instalar o “Hello” em uma máquina que rode o sistema 11.3 é preciso abrir a pasta do sistema, clicar em Biblioteca e depois em Proteção de tela – onde se encontrará o arquivo “hello.saver”. Esse arquivo deverá ser arrastado para a área de trabalho e renomeado: em seguida, clique duas vezes no arquivo e siga as instruções para instalá-lo – e pronto: o descanso deverá passar a ser uma opção na lista de protetores disponíveis. A novidade foi primeiro “descoberta” pelo site 9to5mac.

O protetor de tela "Hello", da Apple

O protetor no primeiro computador da empresa

-Primeiro vírus de computador veio antes mesmo da internet; entenda

É possível escolher temas e cores diferentes – entre “Soft Tones”, “Spectrum” e “Minimal” – e também decidir que a saudação seja exibida em diversas línguas ou somente no idioma principal. Para quem adquirir um dos novos iMacs, o “Hello” já virá disponível entre os protetores de tela instalados. A retomada do screensaver é parte de uma celebração maior que a empresa vem promovendo de sua própria herança e história – significada principalmente pela volta das cores estampando os iMacs de 2021.

O protetor de tela "Hello", da Apple

“Hello” pode ser mostrado em diversas línguas

-Cientistas descobrem segredo do computador de mais de 2 mil anos

Lançados em verde, amarelo, rosa, roxo, azul e prata, os novos computadores inevitavelmente remetem ao icônico modelo iMac G3: lançado em 1998 e fabricado até 2003, os computadores da Apple revolucionaram o cenário da época por serem fáceis de usar e poderosos para a época, mas principalmente pelos monitores coloridos.

Um dos clássicos modelos do iMac G3, em azul

Um dos clássicos modelos do iMac G3, em azul © Getty Images

-Apple lança novo iPhone e revive botão físico para desbloqueio

Além do design que pela primeira vez tornou um computador de mesa em um objeto interessante de decoração, o modelo G3 também trazia a inovação de ocupar pouco espaço, já que seu CPU e os alto-falantes eram embutidos em uma só peça – simpática e colorida como voltaram a ser em 2021.

Os novos modelos do iMac

Os novos modelos do iMac, tornando às cores

Publicidade

© fotos: divulgação/créditos


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, Vitor Paiva é doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores, publica artigos, ensaios e reportagens.