Debate

Auxílio emergencial tem regras específicas para beneficiários do Bolsa Família

por: Redação Hypeness

A nova rodada de pagamentos do auxílio emergencial 2021 começará a ser paga nessa terça-feira (5) para os trabalhadores brasileiros nascidos em janeiro. O benefício, em média de R$ 250, possui regras específicas e um valor bem abaixo do auxílio emergencial de 2020. O dinheiro será distribuído aos beneficiários do Bolsa Família, mas com regras específicas.

Quer saber quanto vai receber no novo auxílio emergencial? Leia: Auxílio emergencial é aprovado com valor mais baixo; saiba se pode receber.

Novo auxílio emergencial 2021

Novo auxílio emergencial 2021 englobará brasileiros que recebem Bolsa Família, mas há regras específicas para receber valores

Auxílio e Bolsa Família 

Segundo o Ministério da Cidadania, não existe a possibilidade de o novo auxílio emergencial se somar ao Bolsa Família. Basicamente, a regra é: o governo irá dar o valor máximo possível; se o auxílio for maior, o trabalhador não receberá o Bolsa família e vice-versa.

Caso ele receba menos, a depender de sua classificação familiar, o Bolsa Família será suspenso por quatro meses e, após o fim do auxílio emergencial, o benefício será recontinuado.

– Auxílio emergencial por coronavírus foi solicitado por um terço das classes A e B 

Essa é a lógica:

  • Caso o cidadão esteja inscrito no Auxílio Emergencial e no Bolsa Família, o governo cederá o benefício de maior valor para ser distribuído pelo CaixaTEM.
  • Caso o trabalhador receba o auxílio, o Bolsa Família será suspenso temporariamente, até que a última rodada de pagamentos seja completa.
  • O benefício só será continuado caso a situação econômica do beneficiário se mantenha.
  • O governo não devolverá o valor do Bolsa Família para o beneficiário posteriormente.
  • Caso o valor do Bolsa Família seja maior, o beneficiário não terá direito a receber o Auxílio Emergencial.

Os pagamentos aos beneficiários do Auxílio que estão inscritos no Bolsa Família começam no próximo dia 16. Eles serão realizados em ordem de acordo com o último número do Número de Identificação Social (NIS) de cada cidadão, começando pelo número 1. Para saber as datas corretas em que seu benefício será depositado, leia nossa matéria Auxílio emergencial define data para depósito de 1ª parcela.

Publicidade

Fotos: Pixabay


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.


X
Próxima notícia Hypeness:
Covid-19 mata aos 52 anos atleta campeã da ‘São Silvestre’