Diversidade

Baralho chiquérrimo homenageia personagens negras que revolucionaram a história

Redação Hypeness - 15/04/2021 | Atualizada em - 20/04/2021

As clássicas cartas de baralho acabam de ganhar um tom revolucionário – além de chiquérrimo – nas mão das designer Kearra Johnson, do Studio LO, de Kansas City, nos Estados Unidos. O jogo ficou com ar finíssimo homenageando personalidades negras que revolucionaram a história.

Neste caso, o baralho de 54 cartas é qualquer coisa, menos tradicional. De um lado de cada carta de jogo está um punho firme levantado, um símbolo que representa a luta contra a opressão em todo o mundo.

Mas a beleza das cartas não para por aí: no Rei (K de King), Dama (Q de Queen) e Valete (J de Jocker) de todos os quatro naipes estão retratos de ícones negros inovadores que impactaram profundamente a história.

As cartas estampam ninguém menos que a ex-primeira dama dos EUA, Michelle Obama; Thurgood Marshall, um dos maiores ativistas dos direitos civis nos Estados Unidos; Malcolm X, líder da luta contra a opressão dos negros nos Estados Unidos; e Rosa Parks, símbolo do movimento dos direitos civis dos negros também no país da América do Norte.

“Eu queria colocar as figuras poderosas com quem todos nós aprendemos sobre crescer”, Johnson disse ao Colossal. “Aqueles que impulsionaram a mudança e aqueles com quem estamos familiarizados, mas também aqueles que não são tão tradicionais. Essas características variam de Oprah Winfrey ao homem com o sonho, Martin Luther King Jr.”

O conceito do Revolution Card Deck nasceu de um projeto de faculdade, enquanto o designer, agora com 22 anos, era estudante na Universidade de Missouri. Ela criou algumas cartas físicas depois que um professor pediu para comprar alguns para dar de presente.

O pedido estimulou Johnson a imprimir mais exemplares. Uma vez que o projeto foi apresentado na CNN e NPR, ela vendeu centenas de baralhos, que agora ficam como acessório fixo do inventário do Studio LO.


O baralho revolucionário está disponível na Loja Colossal por $ 30 dólares. Você também pode seguir os designs ativistas de Kearra Johnson no Instagram.

Publicidade

Fotos: Studio LO


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.


Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Erica Malunguinho consegue barrar trecho homofóbico de PL 504