Inovação

Bateria de cânhamo é muito mais eficaz que o grafeno, confirma experimento

Redação Hypeness - 18/04/2021 | Atualizada em - 23/04/2021

A cannabis não é só fonte de verdadeiras revoluções medicinais, econômicas, recreativas e sociais, mas também de tecnologia e energia – para baterias de longa duração. Novas pesquisas afirmam que o cânhamo, fibra retirada da planta da maconha, podem ser usadas para o desenvolvimento de baterias muito mais eficazes do que, por exemplo, aquelas feitas de lítio e grafeno.

Pilhas

As baterias de cânhamo se revelam mais potentes que as de grafeno © Getty Images

O primeiro experimento com baterias do derivado da cannabis foi realizado por pesquisadores da Universidade Clarkson, em Nova York, em 2014, mas recentemente foi testado no canal de Robert Murray-Smith, especializado em baterias e energias. E o resultado do teste no canal de Smith foi de tal forma mais eficaz que surpreendeu até o próprio especialista: ao observar uma curva de volts por amps, as baterias de cânhamo apresentaram potência 31, enquanto as de lítio não passaram de 4.

O uso de grafeno não só é consideravelmente mais custoso como também muito mais poluente do que o cânhamo – que apresenta, portanto, um resultado muito mais potente por muito menos. “Estamos produzindo materiais como o grafeno por um preço mil vezes maior, e ainda com desperdício. O cânhamo é perfeitamente legal de se produzir, não tem THC e, portanto, não conflita com nenhuma atividade recreativa”, disse o Dr. David Mitlin, que liderou o primeiro experimento, em 2014, em entrevista para a BBC.

Fibras de cânhamo secando no México

Fibras de cânhamo secando no México © Getty Images

A cânhamo é produzido em diversos países e principalmente utilizado para tecidos, roupas e materiais de construção, mas em toda essa produção a casca interna costuma ser jogada fora: é justamente esse o material aproveitado para a feitura das baterias. Tais fibras foram transformadas pela equipe do Dr. Mitlin em supercapacitadores, equipamentos capazes de carregar eletrônicos e aparelhos em geral – no caso, com rendimento igual ou superior aos capacitadores feitos de grafeno.

Usos da cannabis e do cânhamo

O cânhamo já é utilizado para produção de produtos para pets, calças jeans da marca Levi’s, e até mesmo papel higiênico – sempre com grande potencial de baratear e tornar mais limpa as determinadas indústrias. A novidade, portanto, amplia ainda mais a longa (e revolucionária) lista de produtos feitos a partir da planta – que atualmente movimenta diversas empresas em verdadeiras indústrias bilionárias e legalizadas por todo o mundo.

folhas de maconha

O cânhamo como material para bateria é mais um uso incrível para a cannabis © Getty Images

Publicidade

© fotos: créditos


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.


Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Primeiro carro elétrico para usuários de cadeiras de rodas que não demanda habilitação