Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
A cannabis não é só fonte de verdadeiras revoluções medicinais, econômicas, recreativas e sociais, mas também de tecnologia e energia – para baterias de longa duração. Novas pesquisas afirmam que o cânhamo, fibra retirada da planta da maconha, podem ser usadas para o desenvolvimento de baterias muito mais eficazes do que, por exemplo, aquelas feitas de lítio e grafeno.
As baterias de cânhamo se revelam mais potentes que as de grafeno © Getty Images
O primeiro experimento com baterias do derivado da cannabis foi realizado por pesquisadores da Universidade Clarkson, em Nova York, em 2014, mas recentemente foi testado no canal de Robert Murray-Smith, especializado em baterias e energias. E o resultado do teste no canal de Smith foi de tal forma mais eficaz que surpreendeu até o próprio especialista: ao observar uma curva de volts por amps, as baterias de cânhamo apresentaram potência 31, enquanto as de lítio não passaram de 4.
O uso de grafeno não só é consideravelmente mais custoso como também muito mais poluente do que o cânhamo – que apresenta, portanto, um resultado muito mais potente por muito menos. “Estamos produzindo materiais como o grafeno por um preço mil vezes maior, e ainda com desperdício. O cânhamo é perfeitamente legal de se produzir, não tem THC e, portanto, não conflita com nenhuma atividade recreativa”, disse o Dr. David Mitlin, que liderou o primeiro experimento, em 2014, em entrevista para a BBC.
Fibras de cânhamo secando no México © Getty Images
A cânhamo é produzido em diversos países e principalmente utilizado para tecidos, roupas e materiais de construção, mas em toda essa produção a casca interna costuma ser jogada fora: é justamente esse o material aproveitado para a feitura das baterias. Tais fibras foram transformadas pela equipe do Dr. Mitlin em supercapacitadores, equipamentos capazes de carregar eletrônicos e aparelhos em geral – no caso, com rendimento igual ou superior aos capacitadores feitos de grafeno.
O cânhamo já é utilizado para produção de produtos para pets, calças jeans da marca Levi’s, e até mesmo papel higiênico – sempre com grande potencial de baratear e tornar mais limpa as determinadas indústrias. A novidade, portanto, amplia ainda mais a longa (e revolucionária) lista de produtos feitos a partir da planta – que atualmente movimenta diversas empresas em verdadeiras indústrias bilionárias e legalizadas por todo o mundo.
O cânhamo como material para bateria é mais um uso incrível para a cannabis © Getty Images
Publicidade
Em uma época em que tanto se fala e se luta por igualdade, saúde pública de qualidade e tendencialmente gratuita,...
Segundo uma nova lei, os absorventes serão distribuídos de forma gratuita nas escolas públicas e nas Unidades...
Senhoras e senhores, chegou a hora de revelar os mistérios e os segredos do Mop Giratório. Se você tem um mínimo de...
O PowerSki JetBoard é uma mistura de prancha de surf com jetski, controlada a partir de um cabo que seguramos com uma...
"All work and all play" coloca lado a lado as motivações de cada geração - baby boomers, geração X e millennial -...
Os fãs de Harry Potter estão prestes a realizar um grande sonho. Agora já é possível estudar em Hogwarts como o...
O que você faz quando as pilhas do controle remoto da TV param de funcionar? a) Bate o controle na mão até elas...
Até há muito pouco tempo, a infertilidade uterina era vista como um problema intratável e mulheres que nasciam sem o...
O médico cubano Javier Isbell Lopes Salazar chegou ao Oiapoque, no Amapá, como parte do Programa Mais Médicos, em...