Ciência

Cachorros e coronavírus: os peludos são grandes aliados em tempos de isolamento

Redação Hypeness - 27/04/2021

Quem tem um cachorro como animal de estimação pode ter sido beneficiado pelo bichinho durante a pandemia do coronavírus. É o que mostra uma pesquisa publicada no “International Journal of Social Psychiatry”. A explicação está por trás dos períodos de reclusão que a quarentena tem exigido, principalmente em países que instituíram lockdowns severos. 

5 motivos para adotar um cachorro adulto e 5 histórias de quem já fez isso

A pesquisa tinha como objetivo entender a experiência do lockdown entre australianos que viviam sozinhos e aqueles que viviam sozinhos acompanhados de seus cachorros ou gatos. Ao todo, 384 pessoas participaram do estudo, que questionou os voluntários sobre níveis de solidão, atenção plena e humor.

Entre os donos de animais de estimação, foram avaliados os níveis de interação entre tutores e os animais. Um dos pontos curiosos da pesquisa é que os participantes que eram tutores de gatos se mostraram menos concentrados do que aqueles que moravam sozinhos. De igual forma, as interações com os felinos não foram responsáveis por níveis maiores ou menores de solidão ou de atenção plena. 

Coronavírus: países que tiveram isolamento social evitaram 1,57 milhão de casos novos

No entanto, os tutores de cachorros se mostraram mais inclinados a estarem protegidos da solidão. “As respostas sugerem que isso pode ser devido ao fato de cães demandarem uma rotina que envolve sair de casa e passear, o que por si só oferece oportunidades de socializar com outras pessoas que fazem a mesma coisa. Então, donos de cães terminam desfrutando de mais interação social externa do que quem não tem cachorro”, explica a pesquisadora Sibele Aquino (@Behavior_Box), doutoranda do Laboratório de Pesquisa em Psicologia Social (L2PS) da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (Puc-Rio). 

Essas evidências se somam à literatura científica sobre bem-estar durante um lockdown e sobre o papel que os animais de estimação desempenham nas experiências de seus donos”, acrescenta.

Eles descobriram por que seu cão adotado não dormia e o motivo vai te emocionar

Segundo a pesquisadora, estudos mostram que os desafios psicológicos e sociais trazidos pela pandemia levaram muitas pessoas a buscar apoio social de várias maneiras, e diferentes aspectos da COVID-19 contribuem para o sofrimento emocional generalizado, ansiedade e solidão. 

“Durante um período de incerteza, com acesso limitado a redes sociais e caindo na rotina de trabalhar em casa, as pessoas podem recorrer a seus animais de estimação para apoio social e conforto, porque eles desempenham papel importante no bem-estar.”

Publicidade

Fotos: Unsplash


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.