Sustentabilidade

Chapada Diamantina a um passo de entrar em lista seleta de parques da Unesco

Redação Hypeness - 05/04/2021 | Atualizada em - 07/04/2021

A Chapada Diamantina, localizada no coração da Bahia, tem sua dimensão passando por dezenas de municípios e vilas. Agora 4 deles, Andaraí, Lençóis, Mucugê e Palmeiras, estão no processo de integrarem o grupo dos Geoparques Globais da Unesco.

Segundo informações do Correio 24 horas, o projeto do Geoparque Terra do Sincorá deve ser submetido à chancela da organização internacional, alavancado por uma associação da região que tem à frente os empresários Deoclides Lopes Araújo e Renato Azevedo.

Chapada Diamantina

A Chapada Diamantina é um dos destinos mais procurados da Bahia

Considerado um oásis em pleno sertão nordestino, a Chapada Diamantina tem temperaturas amenas e é reduto para diversas espécies animais, vegetais, além de nascentes. Seus quase 40 mil km² atraem turistas do Brasil e do mundo todos os anos.

Poço encantado na Chapada Diamantina

As grutas com poços de água cristalina são atrações muito singulares na Chapada Diamantina

A maioria das cidades turísticas da região e seus respectivos atrativos estão abertos ao turismo desde dezembro, mas atualmente acataram o decreto do governo estadual que instituiu medidas restritivas, como o toque de recolher entre 18h e 5h, até o dia 5 de abril.

O projeto de inclusão da região nos Geoparques Globais da Unesco está em andamento e, ainda de acordo com o Correio 24 horas, só não foi ainda encaminhado para avaliação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura por conta do agravamento da pandemia.

Cachoeira Chapada Diamantina

Cachoeiras impressionantes são principais atrativos da Chapada Diamantina

Geoparques da Unesco pelo Mundo

Os Geoparques Globais da UNESCO são áreas geográficas uniformes e unificadas onde locais e paisagens de importância geológica internacional são gerenciados com um conceito holístico de proteção, educação e desenvolvimento sustentável.

Sua abordagem ascendente de combinar a conservação com o desenvolvimento sustentável, ao mesmo tempo em que envolve as comunidades locais, está se tornando cada vez mais popular. No momento, existem 161 Geoparques Globais da UNESCO em 44 países, sendo que o único no Brasil é o de Araripe, no estado do Ceará.

Araripe, no estado do Ceará

Araripe, no estado do Ceará, já está na lista de Geoparques da Unesco

O trabalho da UNESCO com geoparques começou em 2001. Em 2004, 17 geoparques europeus e 8 chineses se reuniram na sede da UNESCO em Paris para formar a Rede Global de Geoparques, onde as iniciativas nacionais para proteção do patrimônio geológico contribuem e beneficiam a adesão a uma rede global de intercâmbio e cooperação.

Em 17 de novembro de 2015, os 195 Estados membros da UNESCO ratificaram a criação de um novo Programa, os Geoparques Globais da UNESCO, durante a 38ª Conferência Geral da Organização. Isso expressa o reconhecimento governamental da importância de gerenciar locais e paisagens geológicas excepcionais de forma holística.

Os geoparques globais são áreas geográficas únicas e unificadas, onde locais e paisagens de importância geológica internacional são gerenciados com um conceito holístico de proteção, educação e desenvolvimento sustentável.

Publicidade

Fotos: wikicomons


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.


X
Próxima notícia Hypeness:
Banhistas encontram maior peixe ósseo do mundo morto em praia do Ceará