Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Gilsons e Jovem Dionísio são duas bandas da nova safra da música brasileira. Mas apesar da sonoridade que produzem ser bastante diferente, os algoritmos passaram a unir as duas. Não só essa junção de dados, mas a vontade dos fãs que pediam uma parceria entre os músicos – que sequer se conheciam.
O trio Gilsons, formado por filho e netos de Gilberto Gil – José, Francisco e João Gil -, lançou seu EP de estreia, “Várias Queixas”, em novembro de 2019. Com o início da pandemia, passaram a soltar singles com outros artistas, como a deliciosa “Devagarinho”, em parceria com Mariana Volker.
Já a Jovem Dionísio é uma união entre os curitibanos Bernardo Pasquali, Rafael Duna, Gabriel Mendes, Bernardo Hey e Gustavo Karam. O grupo também começou os trabalhos em 2019 com o lançamento do EP “Dança entre casais”.
O que ambas têm em comum de saída é o fato de terem, atualmente, mais tempo de existência dentro da pandemia do que fora. O contato com os fãs mesmo acontece completamente online e rolam muitas expectativas sobre o que vai acontecer “quando tudo passar”.
“Foi interrompido muito no começo. A gente começou a banda, não deu nem um ano e começou a pandemia. Então, a gente fica muito divagando de como vai ser esse momento, de como vai ser os primeiros shows. Isso é muito maluco, a gente só fica eh criando cenários nas nas nossas cabeças”, diz Ber Pasquali.
A conexão entre Curitiba e Bahia aconteceu muito pelos algoritmos e pelas redes sociais. Fran, dos Gilsons começou a seguir Ber Pasquali e daí passaram a conversar sobre como as plataformas uniram os trabalhos das bandas.
Os dois começaram a conversar sobre como muitos comentários no clipe da música “Devagarinho”, no YouTube, falavam sobre a Jovem Dionísio. “Tinham vários comentários pedindo um feat. – inclusive, os mais curtidos eram assim”, conta Karam.
“Feat.” ou “ft.” é a abreviação de “featuring”, que nestes casos é equivalente a “com a participação de”. É a famosa parceria.
Nesse papo, os dois começaram a conversar sobre o poder que o algoritmo tem de criar cenas hoje em dia. “Mesmo a Jovem Dionísio e os Gilsons não tendo uma estética sonora tão, tão semelhante, pra quem escuta Jovem Dionísio no Spotify, no YouTube, nas plataformas, provavelmente o algoritmo vai indicar alguma coisa dos Gilsons e vice-versa”, explica Karam.
Jovem Dionísio por @salmostarda
Nessas conversas também, Fran já começou a brincar com a palavra algoritmo. “Ele pensou em ‘algo rítmico’ quando desmembrou a palavra algoritmo, veio pra ‘algum ritmo'”. A troca então começou e muito rapidamente surgiu a faixa.
“Fluiu super bem. A gente já mandou uma primeira versão pra eles de produção, daí começou o pingue-pongue, eles já voltaram contra outra parte de produção e a música foi nascendo assim”, diz Karam.
O clipe veio de um bate-papo do diretor Felipe Fonseca com a jornalista e produtora Rafaella Silva, responsável pelo argumento do vídeo. “Eles queriam abordar esse lance de encontrar o ritmo em comum de você consigo mesmo, que é uma realidade muito atual, principalmente nesse momento de quarentena, de você se entender e se reconhecer no mundo”, conta Ber Pasquali.
Sensível e poético, o clipe começa com um desabafo sobre metas e perceptivas pré-pandemia. Sozinha, a personagem principal vai se conectando consigo mesma e descobrindo como navegar nesse mar de sentimentos que estamos vivendo.
Com atuação de Adrielly Faria e direção de arte de Ana Bona, a construção do vídeo durou 6 meses entre “imersão, rodas de conversa, terapia e muito trabalho em equipe”, como descreveu o diretor de fotografia de Henrique Thoms no Instagram. “Sou muito grato por assinar a direção de fotografia desse projeto, de ter o privilégio de rodar em película e ter essa troca tão especial com cada pessoa envolvida”, escreveu Thoms.
Bastidores da gravação de “Algum Ritmo”
O trabalho aconteceu todo à distância, já que as duas bandas só foram se conhecer depois que a música já tava pronta. “Todo o processo de criação, tanto clipe quanto da música, se deu com as duas bandas, nunca tendo se conhecido pessoalmente, só por zoom e por conversa de WhatsApp”, conta Ber Pasquali.
Assista aqui:
Publicidade
Aquela dose semanal de arte e cultura está de volta com dicas cremosas e crocantes. Destaque para o show da cantora...
Depois de dois anos de pausa, o Lollapalooza voltou ao Autódromo de Interlagos para uma das maiores edições nestes...
Artistas novos surgem a todo momento e tenho um vício particular em ficar de olho nas novidades da música que surgem...