Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Todo mundo que se interessa pelos povos originários já teve a vontade de conhecer ou visitar uma aldeia indígena. Ainda que vivamos no meio de uma pandemia, isso não é impossível: um projeto do cineasta Marcos Grossi registrou em 360º alguns momentos da aldeia Tekoa Itakup, em São Paulo. E você pode acessar esses registros gratuitamente através do projeto Aldeia 360.
– Tour leva visitantes para conhecer acervo de arte urbana nas ruas de São Paulo
Tour 360 conta história dos espaços indígenas através de vídeos, imagens e sons
A Tekoa Itakup é uma das seis aldeias indígenas no Jaraguá, em São Paulo. A região do pico do Jaraguá abriga cerca de mil indígenas da etnia Guarani Mbya. Eles estão divididos em cerca de seis assentamentos: Tekoa Ytu, Tekoa Pyau, Tekoa Ita Wera, Tekoa Ita Edy, Tekoa Yvy Porã, além da Tekoa Itakup.
– Casa Azul de Frida Kahlo ‘abre as portas’ para visitas virtuais
Os registros desmistificam algumas ideias preconceituosas sobre a vivência indígena, mostram um pouco da fé dos povos originários e suas lutas pelo direito à existência, posto em cheque pela invasão urbana da capital paulista.
“O povo indígena resiste a São Paulo. Eu sempre falo muito isso. Muita gente, quando escuta que na cidade existem aldeias indígenas, não acreditam ou já começam a ter alguma atitude preconceituosa. Para nós, estar aqui, é uma demonstração da resistência Guarani. Aqui as crianças já nascem com essa cultura, já praticam os costumes, falam a língua e eu agradeço a Nhaderu (Deus Guarani) por colocar pessoas no nosso caminho para ajudar a divulgar nosso modo de vida, nossa realidade”, conta a Cacica da Tekoa Itakupe, Geni Para Yry, ao site CicloVivo.
– Katú Mirim, rapper paulista, é sinônimo de resistência indígena na cidade
A ideia do Aldeia 360 era tentar para essas questões e reunir em uma plataforma interativa, um poucos das marcas de vivência dos povos indígenas do Jaraguá.
“Notamos que por conta da pandemia, a melhor maneira que poderíamos ajudar a aldeia era pela divulgação da cultura Guarani Mbya por um tour imersivo virtual. Para isso acontecer, criamos uma plataforma que nos permite reunir todo conteúdo e organizá-lo como um percurso linear. Unimos tudo isso à tecnologia de giroscópio que os celulares e tablets possuem para uma sensação 360° de visão em primeira pessoa”, completa Max Leonardo, diretor da Triarts New Media, empresa responsável pelo desenvolvimento da plataforma.
Você pode acessar o projeto através do site aldeia360.art.br.
Publicidade
As redes sociais foram tomadas por um intenso debate sobre o protagonismo negro. Isso porque muita gente torceu o nariz...
Atualização no direito das pessoas transsexuais ao próprio corpo: as regras para cirurgia de transição de gênero...
O jornalista Marcelo Cosme, da GloboNews, afirmou que a descoberta de sua homossexualidade foi um processo conturbado....
A Espanha é mundialmente conhecida por ser um dos destinos mais abertos à comunidade LGBT+ no mundo todo. Cidades...
De acordo com um estudo de 2016 realizado pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, pessoas negras têm 16%...
O termo "feminicídio" passou a integrar o vocabulário moderno graças à pesquisadora, escritora e ativista feminista...
As mulheres vêm ganhando cada vez mais espaço no mundo gamer. De acordo com a Pesquisa Game Brasil 2018, elas já...
Ashley Graham foi a primeiro modelo 'plus size' a desfilar para o estilista Michael Kors na New York Fashion Week. Ela...
Um excelente exemplo de empatia e respeito foi oferecido pela narradora Natália Lara, do Sportv, junto do comentarista...