Diversidade

Conheça a aldeia indígena de Tekoa Itakup neste tour virtual

Redação Hypeness - 27/04/2021 | Atualizada em - 29/04/2021

Todo mundo que se interessa pelos povos originários já teve a vontade de conhecer ou visitar uma aldeia indígena. Ainda que vivamos no meio de uma pandemia, isso não é impossível: um projeto do cineasta Marcos Grossi registrou em 360º alguns momentos da aldeia Tekoa Itakup, em São Paulo. E você pode acessar esses registros gratuitamente através do projeto Aldeia 360.

– Tour leva visitantes para conhecer acervo de arte urbana nas ruas de São Paulo 

Tour 360 conta história dos espaços indígenas através de vídeos, imagens e sons

A Tekoa Itakup é uma das seis aldeias indígenas no Jaraguá, em São Paulo. A região do pico do Jaraguá abriga cerca de mil indígenas da etnia Guarani Mbya. Eles estão divididos em cerca de seis assentamentos: Tekoa Ytu, Tekoa Pyau, Tekoa Ita Wera,  Tekoa Ita Edy, Tekoa Yvy Porã, além da Tekoa Itakup.

– Casa Azul de Frida Kahlo ‘abre as portas’ para visitas virtuais 

Os registros desmistificam algumas ideias preconceituosas sobre a vivência indígena, mostram um pouco da fé dos povos originários e suas lutas pelo direito à existência, posto em cheque pela invasão urbana da capital paulista.

“O povo indígena resiste a São Paulo. Eu sempre falo muito isso. Muita gente, quando escuta que na cidade existem aldeias indígenas, não acreditam ou já começam a ter alguma atitude preconceituosa. Para nós, estar aqui, é uma demonstração da resistência Guarani. Aqui as crianças já nascem com essa cultura, já praticam os costumes, falam a língua e eu agradeço a Nhaderu (Deus Guarani) por colocar pessoas no nosso caminho para ajudar a divulgar nosso modo de vida, nossa realidade”, conta a Cacica da Tekoa Itakupe, Geni Para Yry, ao site CicloVivo.

– Katú Mirim, rapper paulista, é sinônimo de resistência indígena na cidade 

A ideia do Aldeia 360 era tentar para essas questões e reunir em uma plataforma interativa, um poucos das marcas de vivência dos povos indígenas do Jaraguá.

“Notamos que por conta da pandemia, a melhor maneira que poderíamos ajudar a aldeia era pela divulgação da cultura Guarani Mbya por um tour imersivo virtual. Para isso acontecer, criamos uma plataforma que nos permite reunir todo conteúdo e organizá-lo como um percurso linear. Unimos tudo isso à tecnologia de giroscópio que os celulares e tablets possuem para uma sensação 360° de visão em primeira pessoa”, completa Max Leonardo, diretor da Triarts New Media, empresa responsável pelo desenvolvimento da plataforma.

Você pode acessar o projeto através do site aldeia360.art.br.

Publicidade

Fotos: Reprodução/Aldeia 360


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.