Debate

Covid: deputados riem após primeiro-ministro citar crença do Brasil em cloroquina

Redação Hypeness - 15/04/2021

Em uma sessão no parlamento francês, o primeiro-ministro fez uma piada que arrancou risadas dos políticos europeus. Ao criticar um opositor que defendeu a hidroxicloroquina, o senhor Jean Castex fez rir seus colegas parlamentares. Por aqui, as coisas não andam tão engraçadas.

Castex estava em um debate com Patrick Hetzel, deputado do partido de Nicolas Sarkozy. Hetzel afirmou que o premiê francês era fraco e que deveria impedir a chegada de voos do Brasil devido à gravidade das novas variantes que se replicam em nosso país.

Defesa de cloroquina por Bolsonaro vira piada na França

O primeiro-ministro da França não gostou das críticas de Hetzel e chegou a ridicularizá-lo. Isso porque Hetzel defendeu o tratamento com cloroquina no início da pandemia. A ironia está justamente no fato de que o Brasil, país que registra recordes de mortes diárias e é o epicentro da covid-19 no mundo, também é o recordista em ministração de cloroquina e hidroxicloroquina. 

Leia também: Covid: site calcula quando você será vacinado; resultados não animam

“Tem uma coisa que não fizemos: seguir suas recomendações. O senhor escreveu ao presidente da República em 2020 para aconselhar a ele que prescrevesse hidroxicloroquina. Ora, o Brasil é o país que mais a prescreveu”, afirmou o primeiro-ministro Castex. A Assembleia Nacional riu e aplaudiu o premiê aliado a Macron.

Diferente do que diz Bolsonaro, a cloroquina não é recomendada para tratar a covid-19

Depois da piada, Castex anunciou que não somente fará restrições aos brasileiros que viajam para a Europa, mas também irá fechar todos os voos que conectam os dois países. “Vamos aos fatos: hoje, e após as medidas que tomamos em 29 de janeiro, toda pessoa que deseja entrar na França a partir do Brasil não pode fazê-lo a não ser por motivos imperiosos”, completou Castex.

O Brasil registra um aumento sequencial no número de novos casos de covid-19 desde 4 de novembro de 2020 e soma mais de 358 mil vítimas da covid-19, número que aumenta de forma assustadora no país. Somos piada lá fora, tragédia por aqui.

Publicidade

Fotos: Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.