Inspiração

Covid mata João Acaiabe, o ‘Tio Barnabé’ do ‘Sítio do Picapau Amarelo’

por: Redação Hypeness

Conhecido pelos papéis marcantes do universo infantil, – como o Tio Barnabé do ‘Sítio do Picapau Amarelo’ e o Chef Chico de ‘Chiquititas’ – o ator João Acaiabe morreu em São Paulo, na noite de quarta-feira (31), aos 76 anos, vítima da Covid-19.

Ele estava internado desde o dia 15 de março, mesmo dia em que a capital de São Paulo começou a vacinar os idosos da faixa etária do ator. Na véspera, o ator chegou a comemorar a notícia sobre as vacinas nas redes sociais. O quadro de saúde de Acaiabe piorou quando foi deu entrada no no Hospital Sancta Maggiore, na Mooca. João lutava há mais de um ano para tratar um problema de  insuficiência renal e estava na fila por um transplante de rim

– Yudi confirma morte do pai vítima de covid-19; doença também matou avó de apresentador

O sepultamento acontecerá na cidade em que o ator nasceu, Espírito Santo do Pinhal, na região de Campinas

Carreira

João Acaiabe Estudou teatro na Escola de Arte Dramática de São Paulo e, nos anos 1970 e 1980, trabalhou com Plínio Marcos nas peças ‘Barrela’ e ‘Jesus Homem’. Mas sua carreira começou um pouco antes, na adolescência, trabalhando como locutor de rádio. 

– ‘BBB’: Sarah é alvo indireto de bronca de Tiago Leifert sobre covid-19

Depois de formado, Acaiabe atuou em quatro novelas na TV Tupi, antes de ir para a TV Cultura, onde conquistou destaque no programa infantil ‘Bambalalão’, entre 1978 e 1983. Em seguida, na TV Bandeirantes, atuou em diversas novelas, até chegar a Rede Globo, em 1985, para ‘Tenda dos Milagres‘, de Aguinaldo Silva.

Em 1986, foi protagonista de  ‘O Dia em que Dorival Encarou a Guarda‘, curta-metragem dirigido por Jorge Furtado e José Pedro Goulart, que lhe rendeu o prêmio de melhor ator e o Kikito, prêmio máximo do ‘Festival de Gramado’

João Acaiabe em ‘O Dia em que Dorival Encarou a Guarda’

– Celso Zucatelli é internado para tratar covid-19 e passa por fisioterapia respiratória

João Acaiabe participou ainda de ao menos 23 filmes, como ‘Eles Não Usam Black-tie‘ (1981) e ‘Casa de Areia‘ (2005), ambos atuando ao lado de Fernanda Montenegro. E, entre 2001 e 2006, deu vida ao Tio Barnabé, no ‘Sítio do Picapau Amarelo‘. 

Seu trabalho mais recente foi entre 2013 e 2015, quando atuou como Chef Chico, no remake de ‘Chiquititas‘, no SBT. Em agosto de 2020, o Chef Chico da versão original da novela infantil, Gésio Amadeu, também faleceu de covid-19, assim como Nicette Bruno, que atuou com Acaiabe em ‘Sítio do Picapau Amarelo’, foi vítima da doença em dezembro de 2020. 

Publicidade

Fotos: foto 1: Reprodução/SBT/foto 2: Luz Produções/Divulgação


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.


X
Próxima notícia Hypeness:
Tendinite: como evitar a inflamação por esforço repetitivo no home office?